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Avaliação
É sabido que no nosso ordenamento jurídico pátrio, prosperam institutos que excluem a ação punitiva do Estado, que resultam na perda do jus puniendi, o direito de punir do Estado. O presente trabalho irá apresentar a extinção de punibilidade por Acordo de Não Persecução Penal, instituto trazido pela Lei nº 13.964/2019 que mudou alguns dispositivos do Código de Processo Penal e no Código Penal. O objetivo geral, elaborado como hipótese matricial deste trabalho, é demonstrar o Acordo de Não Persecução Penal como instituto despenalizador da justiça consensual ou negociada, que impede então a ação penal resultando na extinção de punibilidade. Para tanto, serão analisados conceitos, o Pacote Anticrime e o Acordo de Não Persecução Penal, as cláusulas e ou condições bem como a sindicalidade do Acordo, apresentado um contexto histórico para sua criação, traçando uma linha de raciocínio para apresentar o acordo, seus conceitos, procedimentos, hipóteses de cabimento, e por fim apresentar qual o desfecho para o investigado com o cumprimento integral do Acordo. Em síntese, analisar todos os detalhes acerca desse instituto negocial. O Código de Processo Penal proíbe expressamente o Acordo de Não Persecução Penal nos crimes que envolvam violência doméstica ou crimes contra mulher por questões de gênero, dada a gravidade desses delitos, foi feita uma opção expressa do legislador pela sua incompatibilidade com a justiça penal negocial. A metodologia abordada nesta pesquisa constitui do levantamento de dados bibliográficos resultantes da análise documental de doutrina, com foco tanto na doutrina clássica quanto nos autores mais recentes, artigos de jornais e revistas, teses e material disponível na internet, abrangendo também, a jurisprudência e a legislação adequada. O presente trabalho possui um conteúdo atualizado mediante coleta de dados por meio de pesquisas, tendo como centro a causa extintiva de punibilidade por Acordo de Não Persecução Penal.
Boa base científica.
Muito bem escrito 👏👏
Anais do VI Fórum Internacional de Diálogos e Práticas Interprofissionais em Saúde. Destaca-se que o DOI para todos os resumos é o DOI geral da edição. DOI: 10.18310/2446-48132023v9nsup1
Resumo: Apresentamos uma pesquisa de abordagem narrativa sobre a trajetória de David Capistrano da Costa Filho, com ênfase em suas contribuições à Saúde Coletiva, com o duplo objetivo de explicitar a atualidade de seus pressupostos e partilhar um recurso metodológico no ensino em saúde. Trata-se de uma narrativa biográfica póstuma ancorada nas diretrizes de um módulo de graduação oferecido na Universidade Federal de São Paulo, denominado Encontros e Produção de Narrativas. O referido módulo é ofertado a seis cursos da saúde, no formato interdisciplinar, visando uma abordagem comum às diversas profissões, para a produção do cuidado, em acordo com os princípios do SUS. O método para a construção desta narrativa se ateve ao levantamento de informações, oriundas de livros escritos pelo e sobre o autor, artigos e documentos em formato impresso e audiovisual, tais como depoimentos, cartas e entrevistas disponíveis na literatura cinzenta e especializada. As informações foram levantadas no período de 2019 a 2021 e organizadas em uma ordem cronológica dos fatos. Considerando o protagonismo de David, falecido no ano 2000, mas eternizado pelas suas obras, especialmente na cidade de Santos, parece-nos profícuo, na condição de educadores/as, estimular as novas gerações, por meio da abordagem narrativa e biográfica, a conhecer experiências que subordinem a ordem política ao bem-viver, em perspectiva atemporal.
Resumo: O objetivo do presente estudo foi verificar o perfil do absenteísmo dos servidores públicos de um município do extremo sul catarinense. A pesquisa é de natureza observacional e transversal, utilizando-se de dados fornecidos pela prefeitura municipal estudada. Foram analisados 578 servidores públicos municipais que afastaram-se entre 2015 e 2020. Dentre os servidores em afastamento, aponta-se que 77,3% eram do sexo feminino, 31,5% tinham entre os 29 aos 38 anos de idade, 53,3% eram servidores estatutários, e 65,1% ocorreram nos primeiros 5 anos de trabalho. Os Auxiliares de Ensino de Educação, foram os profissionais que mais se afastaram, e entre as secretarias, foi a Secretaria de Educação. Como principais causas de afastamento foram identificadas as doenças causadas por transtornos mentais e comportamentais, doenças do sistema osteomuscular, doenças do sistema respiratório e fatores que influenciam o estado de saúde e o contato com os serviços de saúde. Conclui-se que as causas de afastamentos são preocupantes, e provocam alterações nos processos de trabalho. Dessa forma, é importante compreender essa dinâmica, contribui para planejar medidas para reduzir os índices de absenteísmo no município.
Resumo: A ansiedade presente nas crianças pode influenciar fortemente o seu modo de se relacionar com os profissionais durante as sessões odontológicas e pode estar ligada a diversos fatores, como experiências anteriores e até a ansiedade dos próprios pais. A ansiedade e o medo estão entre os principais elementos que dificultam o tratamento dentário, podendo possuir diversos fatores associados, como a idade e a origem cultural da criança, assim como as ações do dentista e a ansiedade familiar (em geral, das mães). O estudo teve como proposta refletir, por meio de um ensaio teórico, sobre os principais fatores relacionados à ansiedade da criança frente ao ambiente odontológico e, assim, auxiliar na relação profissional-paciente-família. Nesta reflexão, que partiu de uma leitura sobre as noções de vivências em Nietzsche e de acontecimento em Jacques Derrida, buscou-se articular tais conceitos a discussões e recomendações encontradas na literatura em Odontologia. O debate suscitado pareceu contribuir com elementos para a compreensão da subjetividade e a atenção à saúde no que diz respeito à ansiedade, bem como ao medo infantil, na atenção odontopediátrica.
Resumo: Objetivo: Analisar a aquisição de competências para a formação generalista previstas no Programa de Estágio Supervisionado em Atenção Primária à Saúde (PESAP) do curso de medicina de uma Universidade privada, na perspectiva dos alunos e dos preceptores. Método: Estudo seccional, descritivo-analítico, com 104 alunos e 16 preceptores, por meio de questionário autoaplicável contendo 60 questões, em escala tipo Likert, distribuídas nas áreas: atenção primária à saúde (n=9), saúde do adulto e do idoso (n=13), saúde da criança e do adolescente (n=28) e saúde da mulher (n=10). Calculou-se a média aritmética, desvio padrão e classificação (incipiente, parcialmente satisfatória ou satisfatória). Resultado: Das competências relacionadas à atenção primária à saúde, 66,7% receberam classificação satisfatória para ambos os participantes. Para a saúde do adulto e do idoso, 53,8% das competências foram satisfatórias por alunos, e 61,5% por preceptores. No tocante à saúde da criança e do adolescente, 13 competências (46,4%) foram adquiridas satisfatoriamente, na ótica dos alunos e 9 (32,1%), dos preceptores, e na saúde da mulher, 4 (40%) e 5 (50%) competências receberam classificação satisfatória para ambos, respectivamente. Obteve uma média satisfatória de 51,8% e 52,6% para os alunos e preceptores, respectivamente. Conclusão: Embora a maioria das competências previstas no PESAP foram adquiridas de forma satisfatória, a classificação final foi parcialmente satisfatória. O PESAP mostrou-se propício para as áreas Atenção Primária à Saúde e Saúde do Adulto e do Idoso. Porém, ainda existem lacunas a serem aprimoradas, principalmente em relação à saúde da criança e do adolescente e saúde da mulher.
Resumo: Objetivo: Este artigo tem como objetivo apresentar o serviço de teleassistência implantado no estado de Pernambuco/Brasil, como estratégia de enfrentamento à Covid-19. Método: Trata-se de estudo descritivo, de natureza qualitativa, do tipo relato de experiência. Pretende-se descrever a experiência na perspectiva de gestores e trabalhadores da Secretaria Estadual de Saúde, identificando componentes do serviço, os fluxos de acesso, a atuação dos profissionais de saúde, desafios e potencialidades. Resultados: O governo desenvolveu uma plataforma/aplicativo, em caráter emergencial, visando à ampliação do acesso da população à teleassistência, contribuindo também para a reorganização da atuação dos profissionais de saúde enquadrados nos grupos de risco, reduzindo, assim, a exposição desses profissionais à contaminação. O serviço oferta teleorientação, telemonitoramento, teleacolhimento e agendamento de testes para Covid-19, com a participação de trabalhadores médicos, enfermeiros, psicólogos, sanitaristas, residentes médicos e em área profissional de saúde. Considerações finais: A teleassistência se mostrou como importante ponto de atenção à saúde na esfera estadual em um cenário de pandemia, no qual as medidas de distanciamento social e isolamento domiciliar são as principais formas de redução do contágio, enquanto a rede de saúde reorganiza a sua estrutura para atender à demanda. O serviço em desenvolvimento no estado de Pernambuco contribui para a produção de informações e conhecimento sobre as potencialidades da teleassistência no contexto pandêmico, aponta para potencialidades de uso no período póspandemia e sinaliza a necessidade de estudos sobre os resultados e as implicações da telemedicina no cuidado em saúde.
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar os sintomas de ansiedade decorrentes do distanciamento social e seus impactos sobre a população brasileira durante a pandemia COVID-19. O estudo consistiu em uma pesquisa transversal, com dados construídos por meio de questionário online que incluía informações sociodemográficas e informações sobre sintomas de ansiedade. As questões foram construídas considerando o conceito de "ondas de saúde mental", como sendo as demandas de saúde mental apresentadas no respectivo momento da pandemia. A amostra foi composta por 632 participantes, e a prevalência de ansiedade identificada foi de 81%, sem diferenças estatisticamente significativas entre os sexos. Os principais fatores relacionados à ansiedade foram solidão (OR=2,18, 95% IC =1,16-4,09), dificuldades para dormir (OR=2,59, 95% IC =1,57-4,28), irritabilidade (OR= 1,85, 95% IC =1,11%-3,09), dificuldades financeiras (OR=1,85, 95% IC =1,01-3,40) e problemas relacionados ao isolamento emocional (OR=2,43, 95% IC =1,47-4,01). No contexto dos desafios para a saúde mental, os resultados obtidos contribuem para uma compreensão mais profunda das mudanças relacionadas à ansiedade que surgiram com o advento das políticas de distanciamento social e o contexto da pandemia.
Resumo: O presente estudo trata de uma pesquisa com profissionais da Atenção Primária à Saúde - APS, com o objetivo de identificar quais os impactos das condições de trabalho no processo saúdedoença dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde - SUS. Possui abordagem qualitativa e método de análise a dialética, referenciada pela vertente Marxista, utilizando técnicas da hermenêutica dialética. O estudo proporcionou aproximação da realidade dos profissionais, no qual, os desafios do SUS estão diretamente associados ao desenvolvimento de patologias tendo a pandemia do Coronavírus como plano de fundo para o aprofundamento da precarização das condições de trabalho. A discussão também abriu lacunas para futuros estudos, no intuito de contribuir com a construção de estratégias que possam confrontar com as condições impostas no processo de trabalho, minimizando os danos causados à saúde do trabalhador no cotidiano de suas atividades laborais.
Resumo: A residência multiprofissional em saúde é considerada uma modalidade de formação estratégica para a qualificação de profissionais no campo da saúde coletiva e um espaço privilegiado de formação para o trabalho no Sistema Único de Saúde. No campo da saúde mental, é tida como uma aposta para o fortalecimento das práticas na perspectiva da atenção psicossocial, sobretudo quando não utiliza o hospital psiquiátrico como cenário de formação. Neste artigo, é discutida a formação para o trabalho em saúde mental a partir da percepção de ex-residentes de dois programas de residência em saúde mental realizados integralmente em serviços abertos e de base comunitária das redes de atenção psicossocial de dois municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG. Foram realizadas entrevistas em profundidade com oito ex-residentes de diferentes categorias profissionais, que concluíram a formação entre os anos de 2012 e 2016. À luz das produções do campo da atenção psicossocial, as informações que emergiram foram analisadas em três grandes temas: formação em e na rede; suporte teórico-metodológico para o percurso formativo; e efeitos nas subjetividades e trajetórias dos entrevistados. Constata-se que os espaços mais potentes da atenção psicossocial são também os espaços mais potentes para a formação em saúde mental.
Resumo: A mídia jornalística é um espaço de produção de diversas condições de saúde e produção de subjetividades, sendo objeto de pesquisa deste artigo. Surgida em meados de dezembro de 2019 na China, a pandemia de Covid-19 tornou-se alvo de grande repercussão dos veículos de comunicação, dada a magnitude da doença para a população mundial. Como objetivo principal, procurou-se responder de que modo a mídia jornalística digital tem veiculado as notícias sobre a gestão federal no que se refere ao enfrentamento da pandemia de Coronavírus, em um jornal de grande circulação do Brasil. A metodologia utilizada foi a qualitativa com análise descritiva de conteúdo, a partir do método proposto por Laurence Bardin. Os principais resultados do estudo parecem apontar que a gestão da pandemia no âmbito federal apresentou uma defasagem no planejamento das estratégias, resultando em desarticulação das ações entre os entes federativos, demora em repasse de verbas, falta de insumos e leitos de UTI em algumas cidades, não reconhecimento da gravidade da doença, descredibilidade na vacinação e até mesmo um falso dilema entre economia e saúde.
Resumo: Introdução: O objetivo deste trabalho foi identificar a presença, bem como formas de atuação e funcionamento dos Conselhos Locais de Saúde (CLS) da cidade de Porto Alegre, visto o seu fomento como meta de gestão neste município, incluída por iniciativa do Conselho Municipal de Saúde. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva. Primeiramente, determinou-se a quantidade de CLS ativos. Em seguida, procurou-se agendar uma entrevista semiestruturada em grupo com os CLS encontrados, utilizando um instrumento desenvolvido e validado. Foi feita a estatística descritiva com a determinação de frequências. Resultados e Discussão: Foram encontrados 56 CLS ativos e 32 entrevistas foram realizadas. Os CLS têm uma Coordenação Local instituída e presente, com reuniões ocorrendo com pautas definidas, onde são discutidos assuntos de saúde e da vida comunitária, ainda que com baixa participação da comunidade. Os CLS usam a estrutura descentralizada de conselhos bem como outros canais como sistema de justiça e representantes políticos para encaminhar as demandas. Considerações finais: A inclusão de CLS como meta de gestão mostrou um resultado positivo no aumento dos CLS. Porém se deve pensar mais em cada território e suas particularidades, com ações que diversifiquem as formas de mobilização.
Resumo: Introdução: O ensino da Odontologia vem passando por transformações que implicam uma mudança paradigmática de perfil profissional. A implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais reforçou a articulação entre o Sistema Educacional e o de Saúde, além do alinhamento aos princípios do Sistema Único de Saúde. A área da Saúde Coletiva passa a ter mais centralidade, com a valorização de seus conteúdos e experiências. Objetivo: Identificar competências, em Saúde Coletiva, a serem desenvolvidas, na graduação em Odontologia, pelo consenso entre docentes de Instituições de Ensino Superior brasileiras. Método: Estudo descritivo, transversal, de caráter quantitativo. Utilizou-se a técnica Delphi em três etapas e grau de concordância estipulado em ≥ 70%. Resultados: Foram identificados, pelo consenso docente, 18 itens para o tópico conhecimentos, sendo os mais citados: determinantes sociais de saúde e processo saúde-doença. Em habilidades, houve consenso em 13 itens, sendo os mais citados: atuar a partir das necessidades de saúde do paciente e reconhecer problemas a partir da observação da realidade. Em atitudes, houve consenso em 31 itens, sendo os mais citados: autonomia e exercer liderança na equipe de saúde. Conclusão: As dimensões que caracterizam o campo da Saúde Coletiva, como saber e prática, podem ser identificados no consenso obtido. Para a formação do cirurgião-dentista, há necessidade de mudanças na organização do trabalho em saúde e no cuidado das pessoas. Indica-se mais estudos sobre o tema que incluam estratégias para diversificar o perfil docente, pois o consenso obtido refletiu, preponderantemente, a visão de docentes de Instituições de Ensino Superior públicas
Resumo: O trabalho interprofissional na Atenção Primária à Saúde é estratégico para assegurar o princípio da integralidade na atenção à saúde. O Sistema Único de Saúde vem sofrendo precarizações, dadas medidas políticas que impactam na continuidade de ações e serviços. Sobretudo, a pandemia de COVID-19 surgiu como um novo desafio, levando as equipes a repensar e desenvolver estratégias de manutenção do cuidado integral de saúde à população. O objetivo desta pesquisa foi conhecer a percepção dos profissionais das equipes interprofissionais em saúde acerca do trabalho interprofissional desenvolvido e quais as estratégias adotadas na Atenção Primária durante o período pandêmico. Estudo qualitativo, convergente-assistencial, realizado com 12 profissionais das equipes interprofissionais de três Centros de Saúde de um município do Sul do Brasil. Como resultado da análise de conteúdo das entrevistas e, também, de registros de observação participante, constituíram-se duas categorias: Percepção e mudanças acerca do trabalho interprofissional durante a pandemia de COVID19 e Condições para concretização do trabalho interprofissional. Conclui-se que a pandemia promoveu desafios para os profissionais, impactando também na sua saúde mental, e promoveu também obstáculos para a realização do trabalho interprofissional, principalmente pelo trabalho remoto imposto pelas normativas institucionais frente ao enfrentamento da emergência sanitária. Foi necessário a criação de estratégias para a manutenção do cuidado e do trabalho interprofissional, como a oferta de teleconsultas, teleatendimentos e ações de grupos de promoção à saúde virtual.
Resumo: O artigo apresenta reflexões acerca do cenário de saúde da população quilombola do Rio Andirá, região do Baixo Rio Amazonas, cuja abordagem metodológica teve como intercessor a cartografia dos sentidos, bem como a narrativa e a observação participante como principais ferramentas para a produção de dados. Compreendendo o referido grupo social como um perfeito representativo da singularidade dos territórios amazônicos, verificamos que a garantia da atenção integral à saúde, bem como de outras ações para o bem-estar de populações quilombolas, revela uma busca constante permeada de presenças e ausências, o que nos convoca à realização de pesquisas que contribuam para o desocultamento de sua existência, bem como de suas demandas, almejando contribuir com o Sistema Único de Saúde para o acesso a todo cidadão, de forma equânime e resolutiva.
Resumo: A disseminação da COVID-19 no Brasil se estabeleceu em um cenário político de importantes retrocessos democráticos e de desmonte da seguridade social. A fim de investigar mais profundamente esse contexto, o campo da saúde possui, historicamente, formulações de modelos teóricos que buscam as compreensões de saúde e doença. Ademais, para explicar as condições de saúde da população através de uma noção mais completa, torna-se fundamental debater sobre o processo de saúdedoença e sua determinação social em uma episteme de gênero-raça-classe-sexualidade, visto que a saúde entendida como amplo desenvolvimento das potencialidades humanas em certo momento histórico, choca-se com as limitações estabelecidas pela estrutura para o alcance dessas capacidades através das desigualdades que marcam a realidade nacional. Os desdobramentos cotidianos e os impactos diretos na vida da população negra, nas mulheres, na população LGBTQIA+ e, de forma geral, na classe trabalhadora na pandemia, com maior número de mortes, afetando em maior grau a saúde mental, as relações de trabalho e familiares, validam de forma concreta a determinação social do processo de saúde-doença. Portanto, o projeto e concepção de saúde precisa se posicionar na disputa de percepção crítica da realidade, e de ação para construir uma sociedade emancipada.
Resumo: O objetivo desse estudo consistiu em avaliar o perfil e o desempenho de acadêmicos de cursos da área da saúde em tempos de pandemia Covid-19 em uma Universidade pública localizada no interior da Amazônia. Trata-se de um estudo descritivo-quantitativo, realizado por meio de um questionário online com 50 acadêmicos de idade entre 18 a 52 anos no período de setembro a novembro de 2021. Os resultados mostraram que a maioria dos acadêmicos participantes foram mulheres (82%), apontaram estado civil de solteiro (76%) e com renda mensal de até dois saláriosmínimos (62%). Durante a pandemia os participantes conseguiram manter suas atividades físicas de pelo menos três vezes na semana (42%) e a maioria (66%) não apresentou vínculo empregatício. Quanto as questões de saúde os resultados mostraram que os acadêmicos (60%) não testaram positivo para Covid-19 até dia 30 de novembro de 2021 e não necessitaram de afastamentos e/ou internações por motivos de doenças (76%). Em relação ao desempenho acadêmico, discentes relataram (62%) apresentar espaço para estudos em domicílio, o uso celular para assistir as aulas (50%) através do wifi (68%), que não ter aulas práticas impacta negativamente no desempenho (82%), e que tiveram dificuldades em algum momento com assuntos trabalhados online (90%). Verificou-se que a maior dificuldade dos acadêmicos esteve relacionada ao entendimento dos conteúdos na sala de aula virtual. A partir dos resultados, conclui-se que o momento pandêmico ocasionado pelo novo coronavírus afetou a forma de ensino aprendizagem desses universitários e trouxe desafios importantes que influenciaram no desempenho acadêmico.
Resumo: Objetivo: Compreender a percepção dos profissionais de saúde quanto à investigação dos óbitos de mulheres em idade fértil e maternos ocorridos entre brasileiras e estrangeiras e a atuação dos Comitês de Mortalidade Materna nos municípios na fronteira com Bolívia e Paraguai. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, realizado em municípios de fronteira do estado de Mato Grosso do Sul com outros países, com notificações de óbitos maternos em 2016-2017, por meio de entrevistas com profissionais atuantes na vigilância do óbito materno. Resultados: Constatou-se que a investigação dos óbitos em mulheres em idade fértil e maternos é realizada, apesar das dificuldades relacionadas à qualificação dos profissionais que integram a Rede de Vigilância do Óbito Materno; à desarticulação da Rede de Atenção à Saúde; e ao escasso reconhecimento da importância da vigilância do óbito materno para o planejamento de saúde pelos gestores. Conclusão: A qualificação dos profissionais, a efetiva implantação/implementação dos Comitês de Mortalidade Materna e o fortalecimento da Rede de Atenção Materno-Infantil nos municípios fronteiriços devem ser olhados com atenção pelos gestores, de forma que Políticas Públicas específicas sejam reelaboradas, com vistas ao cuidado e redução do óbito materno, haja vista a vulnerabilidade desses municípios.
Resumo: Objetivo: Compreender, na percepção da pessoa em sofrimento psíquico relacionado ao uso de drogas, a relação do desenho da ponte com sua história de vida e seu processo de adoecimento, assim como conhecer o perfil desses participantes. Método: Pesquisa descritiva e exploratória de abordagem mista. Na análise qualitativa, explorou-se a fenomenológica realizada com 108 usuários um Centro de Atenção Psicossocial do Distrito Federal, por meio de um desenho temático e responderam um questionário sobre o desenho temático e o perfil dos participantes. Agregou-se o conteúdo dos discursos verbais expressos a partir dos desenhos elaborados pelos usuários em cada unidade temática. Resultados: A partir da análise dos discursos, surgiram as categorias temáticas sobre o desenho da ponte, a saber: (a) estratégia reveladora de lembranças do passado; (b) colaboração efetiva na compreensão dos processos terapêuticos dos usuários; (c) projeção dos comportamentos atuais de pessoas em sofrimento psíquico relacionado ao uso de drogas diante da vida/ponte; (d) estratégia impulsionadora da travessia para a reconstrução de uma vida melhor; e (e) nenhuma relação com a expressão emocional do sofrimento psíquico relacionado ao uso de drogas. Conclusão: Diante dos benefícios do uso do desenho da ponte em Arteterapia com pessoas em sofrimento psíquico relacionado ao uso de drogas, acredita-se que essa estratégia pode ser inserida nos cuidados rotineiros em saúde mental e, portanto, realizados sistematicamente durante a assistência humanizada e criativa no Centro de Atenção Psicossocial.
Abstract: Objective: to describe the performance of a multidisciplinary team of Mental Health residents from the Professor Edgard Santos University Hospital, linked to the Federal University of Bahia, in a Family Health Unit during the COVID-19 pandemic. Methods: The fieldwork was carried out during a curricular internship at a Family Health Unit in the health district of Subúrbio Ferroviário in the city of Salvador-Ba, between March and May of 2021.The field diary with records on the activities carried out by the residents was used as the main material for data collection. Results: Initially, the team carried out territorialization and conversation circles with the Community Health Agents. Based on the demands found in the territory and in the Family Health Unit, activities were carried out such as: mapping the services that make up the Health Care Network; shared services; health education actions and participation in COVID-19 testing. Conclusion: It was found that the Family Health Strategy, in the territory that served as the field of this report, has been fundamental in combating the advance of the pandemic, despite the limitations imposed on the service and the reduction of some care practices, such as home visits and health education activities. It was also identified the weaknesses of access that were accentuated with the pandemic (failures in the mechanisms of reference and counter-reference; lack of knowledge, on the part of users, of the equipment of the Health Care Network and incipient communication between professionals at the Family Health Unit).
Resumo: A População em Situação de Rua (PSR) é um grupo social marginalizado e discriminado, que tem pouco acesso aos direitos sociais, principalmente aos de saúde. No cuidado à PSR, o enfermeiro tem papel fundamental ao favorecer o acesso aos dispositivos que podem possibilitar a resolução de seus problemas e satisfação das suas necessidades individuais e coletivas. O objetivo deste trabalho é relatar como aconteceu a instalação de um Consultório de Enfermagem (CE) em um serviço de assistência social (Centro POP) para atendimento especializado em saúde à PSR que frequentava esse ambiente, entre os anos de 2020 e 2021. Para tanto, foi instalado um CE no Centro POP, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, visto que este local se concentra maior quantitativo de PSR. Essa ação teve como intuito proporcionar o máximo acesso aos cuidados de saúde à PSR, sendo oferecidos cuidados de consultas de enfermagem, testagem rápida para doenças sexuais, curativos, orientações e demais procedimentos de enfermagem necessários a fim de promover a dignidade humana à PSR.
Resumo: Objetivo: descrever as experiências vivenciadas pelos residentes do Programa de Residência em Atenção Básica da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no decorrer do período de enfrentamento à pandemia, em um Centro de Referência para COVID-19. Métodos: trata-se de um relato de experiência, descritivo com abordagem qualitativa, baseado na atuação e em ações realizadas pelos residentes, entre os meses de maio a julho de 2021, no município de Caicó, no Rio Grande do Norte. Resultados: durante esse período, os residentes atuaram na realização de testes por RT-PCR, testes rápidos e sorologias, além da detecção e acompanhamento dos casos suspeitos/confirmados da doença e, além disso, informações, consultas e resultados expressos. Considerações finais: essa experiência proporcionou aos residentes a socialização do conhecimento apreendido nesse cenário da pandemia da COVID-19, como agentes propagadores de informações, além de possibilitar a atuação dos residentes tanto na assistência direta quanto no gerenciamento das atividades do serviço de saúde em questão.
Resumo: Objetivo: Descrever a vivência de acadêmicos do Curso de Fisioterapia na orientação de usuários de uma Unidade de Saúde da Família (USF) sobre formas de estimular bebês no primeiro ano de vida através do brincar no cuidado da saúde e bem-estar deles e de suas famílias. Métodos: Tratase de relato da experiência, na construção de conhecimento de uma comunidade sobre a estimulação do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) através do brincar e brincadeiras no primeiro ano de vida, considerando as fases do desenvolvimento infantil. Foi desenvolvida no componente curricular “Atenção Integral a Saúde de Crianças e Adolescentes”, do Curso de Fisioterapia da Universidade FEEVALE, em uma Unidade de Saúde em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Resultados: Nas quartasfeiras a tarde, durante o segundo semestre de 2021, um grupo de acadêmicos promoviam rodas de conversa em sala de espera de unidade de saúde com os usuários, conversando sobre formas lúdicas de estimulação neuropsicomotora do bebê no primeiro ano de vida, através do brincar. Para tanto, foi utilizado uma cartilha com os marcos do DNPM na infância e formas de estimulação através de brincadeiras. Considerações Finais: Com esta experiência, os acadêmicos puderam ter contato com a comunidade e conversar com usuários na Atenção Básica em Saúde (ABS), sobre as orientações elaboradas e sugerir formas adequadas de cuidado na infância. Contextualizaram também, conhecimentos teóricos na prática humanizada de intervenção junto aos usuários na ABS.
Resumo: O Programa de Gestão em Saúde da Residência Integrada Multiprofissional da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul foi criado em 2020. Em virtude da necessidade de concretizar o projeto transversal previsto no Projeto Pedagógico e de promover a integração entre os residentes, surge o Coletivo de Residentes do Programa de Gestão em Saúde. O presente trabalho objetiva relatar o processo de criação do Coletivo, enquanto componente curricular proposto pelos residentes, bem como a sua atuação e importância. Para tanto, foi realizado um relato de experiência de residentes do primeiro e do último ano (que ingressaram na primeira turma), aliado a uma pesquisa documental dos materiais produzidos pelo Coletivo. Os resultados indicam que o Coletivo proporcionou o desenvolvimento de atividades que qualificam a formação dos futuros gestores e o próprio Programa, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde.
Muito bom
Apresenta neste trabalho uma análise que procura discorrer sobre a melhor forma de aplicabilidade sobre o melhor para a criança e ao adolescente ligado diretamente a dupla paternidade perante ao registro civil. Observa-se durante este trabalho que o significado de família se alterou diante de algumas mudanças na sociedade, que se encontra introduzida no ordenamento jurídico relacionado a expansão comprometendo-se diretamente o direito do cidadão ao caso concreto, buscando sempre o melhor para a criança. Baseado em estudos de conhecimento jurisprudenciais e doutrinários votados ao que se apresenta melhor para criança e adolescente em relação a paternidade biologia e socioafetiva dentro de registro civil.
Esse trabalho se trata de uma pesquisa da jurisprudência, da doutrina eda legislação, a respeito dos critérios adotados para a análise dos requerimentosdos benefícios assistências, e a evolução da aplicação das normas que regulam amatéria, haja vista que não há consenso entre os estudioso da matéria, quaiscritérios devem ser observados. O material de pesquisa consultado constitui emsítios eletrônicos de assuntos jurídicos, livros doutrinários relacionados ao tema etambém pesquisa da jurisprudência dos tribunais superiores do Brasil. Mesmo comrelevantesavançosamatériaaindanãoestápacificadaeaindaéprecisoestabelecercritériosqueatinjamosobjetivosestabelecidospelaseguridadesocial.
A sociedade está envelhecendo e na mesma proporção em que se aumenta o número de idosos aumenta também o número de desamparados em abrigos pela ausência de cuidado dos familiares. É o chamado abandono inverso. Nesse sentido, o artigo em foco se propõe a discutir a temática do abandono afetivo ao idoso sob a perspectiva da responsabilidade civil, trazendo um panorama sobre o idoso no Brasil, as legislações que garantem o direito do idoso, convergindo para o trato do abandono afetivo e o direito ao afeto, o princípio da afetividade com o garantidor da dignidade da pessoa humana, a responsabilidade civil pelo abandono afetivo ao idoso, além das consequências do abandono afetivo ao idoso. O trabalho desenvolvido foi baseado em pesquisas bibliográficas, artigos e livros que abordam o tema do abandono afetivo, apoiando-se em revistas, jornais e periódicos. O material de pesquisa constituiu-se no resultado de busca e estudo de informações em livros de referência e artigos acadêmicos. A pesquisa foi de natureza descritiva e qualitativa. As fontes para pesquisa foram os livros sobre a temática proposta que auxiliaram para o desenvolvimento do assunto abordado sendo o caminho para se alcançar o resultado ou objetivo do estudo. Quanto aos descritores utilizados, a pesquisa utilizou-se das seguintes palavras-chaves para realização de busca: Abandono. Afetivo. Idoso. Responsabilidade. Civil. No que tange às principais considerações obtidas com a pesquisa é possível salientar que cabe ao Poder Judiciário garantir a proteção dos direitos dos idosos. Na perspectiva do abandono afetivo inverso, a proteção ao idoso é fundamental, pois trata-se de garantir o cuidado, o amparo e dar possibilidade de vida digna à pessoa na sua fase final de vida.
O artigo científico em apreço objetiva discorrer sobre o instituto da adoção, realizada por casais homoafetivos, considerando que ainda há na sociedade brasileira muito preconceito quanto à essa possibilidade, mas, por outro lado, o ordenamento jurídico brasileiro prestigia o princípio da dignidade da pessoa humana, colocando-o inclusive como um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito. Razão pela qual, o presente artigo utiliza o método dialético, através de contraposição de posicionamento dos doutrinadores acerca do tema, sendo que para o desenvolvimento da pesquisa e suporte do estudo, foram utilizadas revisões bibliográficas para a definição e análise da adoção e seus desdobramentos, além de uma pesquisa doutrinária acerca da viabilidade psicológica da educação pelo casal homoafetivo. Concluindo-se, por derradeiro, que consiste em direito fundamental à igualdade e a não discriminação por orientação sexual, e, consequentemente, a permissão jurídica e legislativa para que casais homoafetivos realizem o sonho de se tornar pai ou mãe de uma criança ou adolescente, e ao adotante a concretização do seu direito de ter um lar e uma família constituída.
Este trabalho de conclusão de curso que possui como modelo o artigo científico, possui como escopo analisar a pedofilia, em especial no âmbito cibernético e a importância dos institutos jurídicos de combate, a fim de alertar e conscientizar tanto os profissionais do Direito quanto famílias e leitores sobre os perigos da internet. Para isso, será feita uma análise do conceito de pedofilia, seus tipos e os crimes que à luz da legislação brasileira podem ser considerados como crimes de pedofilia. Assim, o presente estudo têm uma grande relevância, uma vez que atualmente as crianças já nascem cercadas de tecnologias e muitas vezes possuem acesso livre a internet.
O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre o contrato de namoro e suas implicações jurídicas no ordenamento brasileiro. Considerando que com o advento do artigo 1.723 do Código Civil a diferença entre a união estável e o simples namoro se tornou muito tênue. Hodiernamente os casais de namorados para proteger seu patrimônio e não ter o relacionamento configurado como união estável, vislumbram o contrato de namoro como instrumento para se relacionar com o(a) namorado (a) sem a preocupação de ter os reflexos jurídicos decorrentes da configuração da união estável, como por exemplo, o direito à herança em caso de morte; direito à pensão alimentícia em caso de término do relacionamento; direito à partilha de bens, dentre outros direitos inerentes à união estável. Para tanto, o estudo utilizará o método dedutivo, pois, por meio da sua construção, buscar-se-á delinear os principais aspectos relacionados ao instituto dos contratos e, em especial, às suas implicações jurídicas quanto é confeccionado para reger o namoro. Para que se chegue ao cerne da discussão acadêmica, frisa-se, “quais são as implicações jurídicas decorrentes do contrato de namorado firmado para proteger o patrimônio dos contratantes?”. Conclui-se, então, que deve o magistrado analisar o caso concreto e com base na técnica da ponderação, o meio adequado para solucionar o problema prático atinente ao Direito das Famílias e das Sucessões, proveniente da lacuna legislativa em regulamentar expressamente o contrato de namoro.
O presente artigo tem como escopo demonstrar se as cotas raciais nas universidades brasileiras ferem o princípio da isonomia, tendo em vista que este é um tema bastante controverso e de amplo debate. Utilizou-se o método bibliográfico, através do estudo de livros e artigos científicos sobre o tema, para examinar o contexto histórico, expondo as injustiças as quais os negros foram submetidos e buscar compreender a necessidade da existência de um mecanismo que possibilite a inclusão social destes, uma vez que estes sendo um grupo desfavorecido da sociedade, são reduzidos a condição de inferioridade e não possuem igualdade de tratamento e oportunidades, fazendo-se necessário a intervenção do Estado através de políticas que visam à igualdade material. Conclui-se, portanto, que as cotas raciais como forma de acesso às universidades não ferem o princípio da igualdade, mas muito pelo contrário, serve como um catalisador para a sua concretização, surtindo efeitos positivos na sociedade, conferindo uma maior mobilidade social aos negros.
Explicitado no capítulo terceiro da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a Organização Político-Administrativa do Estado engloba todos os entes federativos e suas principais funções. Dessa forma, o presente artigo se propõe a analisar a ética e os reflexos decorrentes de sua utilização na efetivação dos objetivos da administração pública federativa, analisando também a organização do poder que nos rege e as demais funções do Estado. Sabe-se o quanto é fundamental que se conheça o sistema de governo do Brasil, bem como a importância da participação do cidadão que em muitos casos se encontra leigo em relação ao conhecimento necessário para fazer valer suas necessidades perante os governantes. Desta forma, inicialmente fez-se um breve questionamento acerca do instrumento federativo consoante com o conhecimento social. Na segunda fase será abordado os aspectos gerais sobre sua distribuição cognitiva e a função de cada poder, sua estrutura administrativa e, consequentemente, sua disposição e alterações no decorrer do âmbito jurisdicional, abordando seus princípios estrelados. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi o levantamento bibliográfico, que consiste em pesquisa elaborada a partir de material já publicado, efetuada em bibliotecas e internet, constituído de livros e artigos publicados onde o acesso é permitido. Os dados da revisão literária apresentados e as considerações realizadas mostram a importância do cidadão ter sua autonomia como ser ativo na sociedade.
O presente artigo aborda o questionamento: Se a Judicialização da saúde, que busca resguardar o direito social fundamental à saúde do povo brasileiro, está servindo de palco à máfia instalada no SUS, ou se está havendo efetiva aplicação da política programática prevista na Constituição da República Federativa do Brasil? A efetivação do direito à saúde, conforme estatui a Constituição Federal, encarna um problema? A ineficiência do Estado na prestação deste direito, bem como suas práticas corruptivas foram os temas contemplados no presente estudo acadêmico. A busca pelo Poder Judiciário, produzindo decisões judiciais no intuito de fazer cumprir tal direito constitucional–zelar pela saúde do cidadão –não garantem ao propósito constitucional. O Estado, as mídias, os médicos, advogados, juízes dentre outros; estar-se-iam envolvidos em esquemas de medicamentos, etc. para superfaturamentos e obtenção de dinheiro fácil? Foram as questões aqui examinadas.
Anais dos Encontros Regionais da Rede Unida - Os Anais foram dividos em 6 documentos, para encontrar o seu resumo acesse o Sumário Geral e veja em qual documento/parte ele está.
Anais do 15° Congresso Internacional da Rede Unida - Os Anais foram dividos em 27 documentos, para encontrar o seu resumo acesse o Sumário Geral e veja em qual documento/parte ele está.
O presente estudo surgiu da indispensabilidade de se refletir acerca da realidade do cárcere feminino, por ser um assunto pouco discutido na sociedade. O intuito recorrente é abordar as principais dificuldades enfrentadas pelo público feminino, agravadas pelas necessidades intrínsecas do gênero, como por exemplo, os aspectos que englobam a maternidade. Visa relatar a colisão do sistema punitivo frente à aplicação dos direitos fundamentais assegurados constitucionalmente, em especial, a Dignidade da Pessoa Humana. Faz-se imperativo a analise da legislação pertinente, bem como, a explanação de sua inobservância na realidade concreta. Busca retratar sobre a origem dos presídios femininos no Brasil, como também, versa sobre os princípios, garantias constitucionais e a legislação aplicável. Salienta decisão da Suprema Corte no que tange ao Habeas Corpus Coletivo nº 143.641 e seus impactos na legislação vigente. Tem por escopo explanar acerca da prisão domiciliar, o perfil das mulheres encarceradas, o direito à saúde sexual e reprodutiva e o encarceramento e maternidade, visando relatar a situação das crianças no ambiente prisional. Objetiva analisar se a realidade dos presídios femininos está de acordo com o que é estabelecido em lei, tal como, se há acomodações diversas que atenda às necessidades das mulheres e de seus filhos.
O presente trabalho busca fazer uma análise sobre as características do Direito Penal do Inimigo, teoria desenvolvida por Günter Jakobs, bem como sua expansão no ordenamento jurídico, com enfoque na prisão preventiva. É abordado o momento histórico, os aspectos filosóficos e as características da teoria. A teoria é de natureza política criminal, na qual se estabelece a diferença entre a pessoa – cidadão – e não pessoa – inimigo –, fazendo a defesa da existência de dois tipos de direito penal. Será analisada a prisão preventiva e sua relação com o Direito Penal do inimigo, bem como o princípio constitucional da presunção de inocência. A Metodologia a ser utilizada na construção do artigo científico será um estudo exploratório buscando fontes de pesquisa que dialoguem com o tema proposto, sendo assim, serão utilizados, livros, artigos, documentos, legislações e pesquisas de dados disponíveis na internet.
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar os limites e as potencialidades das rodas de conversa virtuais, considerando sua viabilidade no ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de estudo qualitativo exploratório, com produção de dados por meio de entrevistas em profundidade com 10 discentes do módulo de Saúde Coletiva IV do curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba. Após análise de conteúdo do tipo temática do material produzido, os resultados foram organizados em três eixos-temáticos de análise: (1) ‘O ERE no contexto pandêmico de COVID-19’, levando em consideração o ensino remoto emergencial no contexto pandêmico, que ocorreu de forma abrupta, impondo dificuldades de adaptação a professoras, monitores/as e estudantes, (2) ‘Metodologias ativas e o protagonismo no ensino-aprendizagem’, onde analisamos a maneira com a qual as metodologias ativas impactaram no protagonismo dos/das participantes, bem como as (3) ‘Contribuições das rodas de conversa para o ambiente virtual’, ao prezar por um processo de ensino-aprendizagem horizontalizado, dialógico e libertador, em detrimento de uma educação bancária. Diante disso, conclui-se que as rodas de conversa virtuais, apesar dos seus limites, viabilizaram uma educação emancipatória e problematizadora durante o ensino remoto emergencial, contudo defendemos ainda o ensino presencial, sendo estas rodas virtuais uma estratégia pontual do processo ensino-aprendizagem.
Resumo: O objetivo do presente estudo foi avaliar o nível de estresse de acadêmicos (as) dos cursos da área da saúde, relacionando-o com os seus principais fatores desencadeantes. Tratase de um estudo de caráter descritivo, transversal e quantitativo, realizado por meio da aplicação de um questionário de dados sociodemográficos, construído pelos pesquisadores (as) e, do Questionário de Saúde Geral (QSG). A coleta de dados, realizada em 2016, com universitários (as) do sexto período dos cursos da área da saúde, de um centro universitário do município de Fortaleza-CE. Os dados obtidos foram processados pelo programa informático SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Participaram 73 alunos dos cursos da área de saúde, sendo a maioria do gênero feminino, com média de idade de 27,3 (±8,8) anos, sendo analisadas as variáveis relacionadas aos dados sociodemográficos e aos 13 itens referentes aos domínios de tensão e estresse psíquico. De acordo com os dados obtidos no domínio “tensão ou estresse psíquico”, não foi identificada correlação importante de estresse, associada às variáveis do questionário sociodemográfico. A partir do exposto, conclui-se que o nível de estresse dos (as) universitários (as) participantes não representava risco para os (as) mesmos (as), no momento da coleta de dados. A maioria das respostas obtidas apontaram para um nível de estresse dentro da média habitual. Considerando a dinamicidade da rotina acadêmica, que pode ser influenciada por diversos aspectos que incluem o cenário pandêmico atual, recomenda-se a realização de novos estudos que abordem essa temática, a fim de aprofundar as discussões propostas.
Resumo: Objetivo: Averiguar a concepção das residentes do Programa de Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia, da Universidade do Estado do Pará, sobre a atuação do Serviço Social na equipe de saúde do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará Dr. Waldemar Penna, em Santarém/PA. Métodos: A base teórica do estudo foi o método dialético, utilizando-se da abordagem qualitativa. A amostra consistiu em nove residentes de diferentes categorias profissionais. A pesquisa de campo ocorreu entre os meses de maio a julho de 2021, com a utilização da entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados com perguntas abertas e fechadas. As entrevistas foram gravadas com a anuência dos participantes. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo com base em Bardin. Resultados: O estudo evidenciou duas categorias centrais para a discussão, sendo a primeira “O Serviço Social na equipe do Hospital Regional do Baixo Amazonas na ótica das participantes” e a segunda “Demandas pertinentes ao Serviço Social na concepção das participantes”. Conclusões: Identificou-se a necessidade de criar espaços de debates acerca da temática, com vistas a questionar as práticas verticalizadas em saúde e persistir em intervenções em equipes pautadas na interdisciplinaridade, construindo relações horizontais entre os profissionais, no intuito de promover um atendimento integral e de qualidade aos usuários de saúde.
Resumo: Objetivos: Analisar como as Áreas de Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Enfermagem, Farmácia, Medicina I, Medicina II, Medicina III, Nutrição, Odontologia e Saúde Coletiva, pertencentes à Grande Área de Saúde, tratam a internacionalização em seus Documentos de Área, bem como identificar como essas perspectivas se traduzem em ações na Ficha de Avaliação da Capes. Métodos: À luz dos Documentos de Área, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo para estudo dos princípios, políticas e indicadores de avaliação da internacionalização das Fichas de Avaliação tendo em vista as recomendações exaradas pelo Grupo de Trabalho de Internacionalização da Capes. Resultados: As ações de internacionalização consideradas pelas áreas de saúde apresentam um cerne em comum, com as atividades de mobilidade docente e discente, projetos de pesquisa com estrangeiros, captação de financiamento internacional, participação no corpo editorial de periódicos estrangeiros, estrutura institucional que possibilite aos estrangeiros participação nos programas de pósgraduação; orientações com cotutela e dupla titulação; participação de docentes em bancas e disciplinas no exterior, bem como na organização de eventos internacionais ou como convidados para proferirem palestras. Conclusões: Verifica-se que as Áreas analisadas consideram diversas ações como promotoras de internacionalização e passíveis de avaliação, porém vários componentes que poderiam contribuir para uma internacionalização efetiva são considerados por poucas áreas.
Resumo: Objetivo: Analisar a percepção dos gestores dos consórcios intermunicipais de saúde e das comissões intergestores regionais do sul de Santa Catarina sobre a incorporação da regulação para osprocedimentos eletivos de média e alta complexidade ofertados pelos consórcios intermunicipais de saúde do estado. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e com abordagem quali-quantitativa, realizado com representantes legais de consórcios intermunicipais de saúde e gestores municipais representantes da Comissão Intergestores Regional do Sul de Santa Catarina, totalizando 6 participantes. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada. A análise ocorreu por método de condensação de significados com auxílio do programa SPSS versão 23.0. Resultados: Foi possível obter a percepção dos representantes legais e gestores acerca dos mecanismos de regulação, legislação vigente, sua eficácia e seu conhecimento prévio a respeito deles. Além disso, conseguiu-se traçar as características do perfil profissional dos respectivos indivíduos. Conclusões: Os resultados obtidos apontam uma percepção positiva dos gestores acercada regulação e o auxílio que ela trouxe aos municípios em relação à continuidade na linha de cuidado e a garantia do acesso aos pacientes com critérios clínicos mais graves. Evidenciou-se também a necessidade de melhorias na eficiência e fiscalização das legislações vigentes além da necessidade de os gestores receberem capacitações acerca de características pontuais dos mecanismos legais.
Resumo: Este estudo analisa as interfaces entre o conselho municipal de saúde de Caruaru e a omissão intergestora regional (CIR) na IV região de saúde do estado de Pernambuco (IV Geres), buscando compreender questões centrais sobre as políticas de gestão estratégica e compartilhada. Trata-se de um estudo qualitativo com análise de 34 documentos oficiais a partir das atas com as transcrições das reuniões ocorridas nos anos de 2017 e 2018 na CIR da IV Geres e do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Caruaru, município sede da região de saúde. Os dados foram analisados segundo a proposta de Bardin e pelo software IRAMUTEQ. Obteve-se aprovação no Comitê de Ética. Os dados foram agrupados em duas categorias: ações referentes a CIR e ações referentes ao CMS de Caruaru. A partir disso, os núcleos de sentido foram divididos em três eixos: 1) governança; 2) regionalização; e 3) controle social. Como resultado, nota-se a presença de uma relação desconexa entre a CIR e o Conselho Municipal de Saúde, na qual a CIR atua como grande definidora das políticas, de suas implementações e negociações. As desigualdades regionais mostraram-se bastante pronunciadas dentro do colegiado, o que torna a efetivação de um sistema de saúde fortalecido e capacitado para atender as demandas da região como um dos principais desafios a serem alcançados, nos mais diferentes níveis de atenção.
Objetivo: analisar o discurso dos gestores sobre a gestão do trabalho em saúde no cuidado ao sujeito com diabetes mellitus e a interface com a mídia. Métodos: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com referencial teórico-metodológico da Análise Institucional, realizado com sete gestores de saúde da Região Metropolitana de Vitória (ES) na qual utilizou-se entrevista projetiva e diário de campo. Resultados: Foram identificados atravessamentos na gestão do trabalho em saúde no cuidado ao sujeito com diabetes mellitus, tais como falta de materiais e profissionais e fragilidades no planejamento das ações voltadas ao assunto. Além disso, a mídia, ao divulgar informações sobre inovações tecnológicas, configura-se como um empecilho nesse processo, pois geram uma demanda que os serviços de saúde não conseguem resolver. Conclusões: É necessária uma maior aproximação da mídia com os serviços de saúde, no sentido de fornecer informações que visam o fortalecimento das ações do Sistema Único de Saúde e do processo de gestão do trabalho em saúde no cuidado com o diabetes mellitus.
Objetivo: Conhecer a percepção de homens com idade igual e/ou superior a 50 anos sobre o atendimento à saúde sexual e reprodutiva e acolhimento ofertado pela Atenção Primária à Saúde (APS). Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, realizada com homens com idade igual ou superior a 50 anos no município de Sandovalina-SP. As entrevistas foram realizadas com a ajuda de um questionário sociodemográfico e roteiro semiestruturado, ocorreram nos domicílios dos participantes. As informações sociodemográficas coletadas foram organizadas e analisadas percentualmente com a ajuda do Microsoft Excel e o conteúdo das respostas foi analisado com base na análise qualitativa proposta por Minayo. Resultados: Participaram da pesquisa 11 homens com média de idade de 54 anos, a maioria casado, com ensino médio completo. 7 (63,63%) dos entrevistados disseram que vão ao médico mesmo quando não estão doentes para avaliação de rotina. Em relação a vida sexual ativa, 6 (54,54%) disseram ser frequente. 5 (45,45%) disseram que conhecem como funciona os serviços de saúde da APS e 9 (81,81%) acreditam que aumentaria a procura dos serviços de saúde pelos homens se houvesse um número maior de campanhas sobre a saúde do homem. Considerações finais: Os homens são sujeitos que devem ser acompanhados e incluídos na agenda das ações de saúde da APS do município. Nesta perspectiva, é necessário sensibilizar e atrair a população masculina por meio da realização de ações de promoção da saúde em diferentes espaços, que favoreçam sua participação e adesão aos cuidados de saúde.
Objetivo: Discutir os indicadores de violência doméstica segundo o ciclo de vida e o tipo de violência no estado do Acre no período de 2013 a 2017 e o papel do Cirurgião Dentista na sua identificação precoce. Método: Estudo transversal de abordagem quantitativa, a partir da base de dados secundárias do Sistema DataSUS, referente aos indicadores de violência doméstica, sexual e outras, no estado do Acre, dos últimos cinco anos registrados no Sistema, organizados em planilhas no programa Microsoft Excel. Resultados e Discussão: Foram identificadas o total de 8.785 notificações no período, sendo 7.684 do sexo feminino e 1.101 do sexo masculino, o que demonstra a vulnerabilidade da mulher nos casos de violência. A violência física ocupou a 1ª posição com relação ao número de notificações com 3.442, seguida da sexual com 3.384, psico/moral 1.286, tortura 530, negligencia/abandono 109 e econômica/financeira com 31. O ciclo de vida que o sexo masculino teve mais notificação foi em idosos a partir de 60 anos, mas a diferença foi mínima de 100 para 78 no sexo feminino. Conclusão: O Cirurgião Dentista deve contribuir com a equipe multidisciplinar na identificação precoce de casos de violência doméstica, pois a região de cabeça e pescoço são áreas comumente afetadas. Assim o mesmo tem a capacidade e conhecimento para distinguir as lesões que possam ser de origem acidental ou intencional, a partir de uma anamnese e um exame físico apurado.
Objetivo: analisar a aprendizagem do conceito da integralidade por graduandos da área de saúde a partir da vivência assistencial às mulheres em situação de violência doméstica de gênero na extensão universitária. Método: estudo qualitativo, baseado em entrevistas semiestruturadas, exploradas através da técnica de Análise de Conteúdo. Entrevistou-se 10 graduandos dos cursos de graduação em enfermagem e medicina da FCMSCSP que fizeram parte da assistência prestada às mulheres em situação de violência doméstica no CONFAD, no período de 23 a 30 de janeiro de 2019, durante o projeto de extensão universitária PECA. Resultados: Na análise do material empírico, emergiram as categorias: Preocupação às demandas silenciosas, dentre elas a violência, compreendida como as experiências individuais que causam sofrimento; e Assistência à luz da integralidade, percebido como o exercício da escuta qualificada, no acolhimento, na tomada de decisões compartilhadas e informação sobre a rede de atendimento e enfrentamento da violência. Conclusões: Os resultados apontam que a vivência dos graduandos na assistência prestada às mulheres em situação de violência se mostrou potente para que refletissem sobre a compreensão da violência como geradora de adoecimento e, por isso, precisa ser vista, ouvida e compreendida como parte do problema de saúde e da rede assistencial e de enfrentamento da violência.
Objetivo: analisar a assistência prestada às mulheres em situação de violência doméstica de gênero em serviços de Atenção Primária à Saúde, no município de São Paulo, no Sistema Único de Saúde. Método: A análise se deu a partir de quatro fluxogramas analisadores construídos com base nas informações coletadas em prontuários, como das entrevistadas realizadas com quatro mulheres em situação de violência, e dos 13 profissionais de saúde envolvidos na assistência dessas mulheres, analisados sob a metodologia Análise de Conteúdo. Resultados: As narrativas mostram que as mulheres “desabafam” para os trabalhadores, principalmente para os Agentes Comunitárias de Saúde. A violência é frequente e reconhecida, mas se torna um problema para a equipe de saúde quando há o envolvimento de crianças, ou um pedido de ajuda direto das mulheres. A assistência ofertada se mostra como tentativa dos profissionais de saúde em “consertarem” o problema da violência, com tendência às práticas prescritivas, ofertas genéricas, sem agregar as escolhas e os caminhos considerados possíveis pelas mulheres. Conclusão: Apesar das barreiras, percebe-se a inclusão da rede de enfrentamento e a compreensão da violência como uma barreira para se viver a vida.
A violência autoprovocada, questão sensível de saúde pública no Brasil e no mundo, é considerada uma lesão em que a pessoa inflige a si mesma, e pode ocorrer como comportamento suicida ou autoagressão. A OMS indica que o suicídio é segunda causa de morte no mundo e a quarta causa de morte no Brasil, na faixa etária juvenil entre 15 e 29 anos. O presente estudo, com metodologia descritiva, foi realizado utilizando a tipologia de classificação de espaços rurais e urbanos proposto pelo IBGE para atender as mudanças que vêm ocorrendo no Brasil e também em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). No Rio Grande do Sul, área de análise deste estudo, no período de 2014 a 2018 foram registradas 104.797 notificações de violência interpessoal e autoprovocada sendo que, deste total, 25.114 (24%) de violências autoprovocadas e 10.206 (40%) na faixa etária de 15 a 29 anos. As notificações foram na maioria registradas pela tipologia de municípios urbanos com 8.285 (81,18%), seguido do rural adjacente 1.334 (13,07%) e intermediário adjacente 587 (5,75%). A análise dos dados de violência autoprovocada articulada com a escala demonstrou potencial contribuição a melhoria do processo de vigilância em saúde e educação em saúde e, por fim, na promoção da cultura de paz.
Objetivo: Analisar a relação da escolaridade em casos de sífilis na gestação e congênita no Brasil. Métodos: Estudo observacional analítico retrospectivo, utilizando dados secundários do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, coletados entre os meses de março e abril de 2021, referente ao período de 2010-2019, tabulados em planilhas do programa Microsoft Excel 2016. No tratamento estatístico, utilizou-se o software Join Point, analisando as tendências em Variações percentuais anuais (Annual Percentage Change) e em Variação percentual anual média (Average Annual Percentage Change). Resultados: No período analisado, as tendências de sífilis na gestação, em mulheres com escolaridade ≥ 8 anos, apresentou em âmbito nacional e regiões Norte e Nordeste, comportamento significativamente crescentes a partir do Fundamental completo. As regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul apresentaram tendência significativamente crescente nas categorias de escolaridade Médio incompleto e completo, Superior incompleto e completo. Quanto à análise acerca sífilis congênita, há tendências significativamente crescentes nas mães com de 8 anos ou mais de estudo formal no Brasil e nas regiões Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul. Acerca da sífilis congênita na região Norte análise estatística aponta às tendências crescentes das categorias de escolaridade Fundamental completo, Médio incompleto e completo, enquanto as categorias Superior incompleto e completo apresentam tendências estacionárias. Conclusões: Tradicionalmente, os casos de sífilis na gestação e sífilis congênita estão associados a baixa escolaridade. Entretanto, o aumento médio da escolaridade da população brasileira e a incidência elevadas dos casos, apontam para a necessidade a reorganização das estratégias de prevenção e controle dessa IST.
Este trabalho visa descrever as características dos casos de óbitos por suicídio nos municípios que compõem a XI Região de Saúde do estado de Pernambuco, no período entre 2011 e 2020. Trata-se de uma pesquisa documental quantitativa, descritiva e retrospectiva, com dados secundários extraídos do Sistema de Informações sobre Mortalidade publicados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde, traçando um perfil epidemiológico através de variáveis sociodemográficas e taxa de mortalidade. Os resultados apontaram que no período estudado ocorreram 165 óbitos por suicídio na microrregião, o que correspondeu a uma taxa média de 7 mortes por 100 mil habitantes, indicando mortalidade acima das médias comparadas. Identificou-se um perfil suicida majoritário do sexo masculino, faixa etária entre 15 e 34 anos, solteiro, raça/cor parda, trabalhador rural, poucos anos de estudo, provocado em domicílio e enforcamento como método mais utilizado. Portanto, infere-se um problema de saúde pública regional com taxas preocupantes. Abre-se a possibilidade de rastreamento e análise da população propensa ao suicídio e combate de suas vulnerabilidades, consequentemente, auxiliando na melhoria da atenção primaria e assistência à saúde mental regional.
Objetivo: mapear o acesso ao diagnóstico e os impactos no cuidado em mulheres com câncer de mama em um serviço de referência estadual no nordeste do Brasil. Métodos: Abordagem qualitativa exploratória, com dados coletados por meio de entrevista a partir de um roteiro semiestruturado. O local escolhido para a coleta dos dados foi um Centro Estadual de Oncologia. A amostra foi composta por 11 participantes, embasando-se na saturação das respostas para a sua composição. A interpretação de dados foi realizada pelo método de análise de conteúdo. Resultados: As entrevistas revelam que a produção do diagnóstico em câncer de mama se inicia por diversos caminhos, um deles é por meio dos mutirões de mamografia, ou seja, através de campanhas focalizadas. Nesse percurso, as mulheres acessam diferentes pontos da rede de atenção, enfrentando as lacunas deixadas pelos serviços de saúde, como o déficit de comunicação e a fragmentação do cuidado. Portanto, é necessário que haja uma interlocução efetiva entre os serviços, visando minimizar os atrasos no diagnóstico e no início da terapêutica, possibilitando, assim, a continuidade da atenção. Conclusões: O diagnóstico do câncer por muitas vezes ainda é realizado por campanhas de detecção, mas, para tanto, há ainda itinerários produzidos por estas mulheres com muitas barreiras que dificultam o acesso aos resultados. Uma dessas barreiras é a comunicação, a qual se estabelece um obstáculo importante para continuidade do cuidado e consequentemente a resolutividade precoce desta condição de saúde.
Objetivo: descrever resultados de mostra cultural sobre a experiência do câncer de mama vivenciada por pessoas atendidas no PREMMA, destacando o uso de imagens na educação em saúde crítica e reflexiva sobre os processos saúde-doença. Métodos: estudo descritivo de natureza qualitativa, realizado a partir de análise dos relatórios produzidos por equipe do projeto de extensão “Imagens da vida: arte-saúde-história” em experiência de realização de mostra cultural temática, durante a campanha do outubro rosa realizada em UBSF localizada no município de Vitória, Espírito Santo. Resultados: Para a estruturação da mostra cultural foi utilizado imagens do ensaio fotográfico de 46 mulheres e 1 homem contendo frases alusivas às suas experiências com o câncer de mama. As imagens despertaram sentimentos e produziram uma compreensão empática sobre a experiência de adoecimento com o câncer de mama, fortalecendo a estratégia educativa de compartilhar esses relatos de vida por meio das fotografias e depoimentos na mostra. O título da mostra rompe com a ideia cristalizada de cores atreladas ao gênero. Os profissionais de saúde que atuam na unidade expressaram sentimentos de alegria e gratidão pela sensibilidade ao verem a UBSF ornamentada, tornando-a mais acolhedora e homenageando as mulheres. Conclusões: A mostra possibilitou a troca de experiências e interação dialógica entre acadêmicos, profissionais de saúde, gestores e comunidade, promovendo a empatia, a construção coletiva do pensamento crítico, sensível e reflexivo. Além disso, as fotografias reunidas promoveram afecções e sensibilidade quanto ao sofrimento do outro.
Objetivo: Avaliar o estado nutricional de idosos institucionalizados em Boa Vista, Roraima. Métodos: Estudo de corte transversal, com delineamento descritivo e abordagem quantitativa com 27 idosos, de ambos os sexos, que residiam na única instituição de longa permanência para idosos no município de Boa Vista, Roraima, há mais de trinta dias no período da coleta de dados. Para avaliar o estado nutricional dos idosos, foi aplicada a Mini Avaliação Nutricional completa em dezembro de 2018. Resultados: Evidenciou-se que, 88,9% dos idosos eram do sexo masculino, com prevalência de 44,4% na faixa etária de 70 a 79 anos. O tempo médio de institucionalização foi de 6,1 anos (±7,1). Na avaliação nutricional, verificou-se a prevalência de 66,7% de idosos com risco de desnutrição. Conclusão: Na classificação geral do estado nutricional, houve uma frequência importante de idosos com desequilíbrio do estado nutricional, evidenciando a necessidade de intervenções clínicas nesta área.
Objetivos: Este estudo objetiva avaliar e comparar as Equipes de Saúde da Família (ESF) e Equipes de Atenção Primária (EAP) e as ações de Educação em Saúde para a população idosa desenvolvidas em serviços de Atenção Primária à Saúde (APS). Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa com 80 idosos de oito municípios da Serra Gaúcha, sendo quatro deles com ESF e quatro com EAP. Aplicaram-se entrevistas semiestruturadas através do instrumento de avaliação da qualidade de serviços (SERVQUAL), adaptado para a APS, com a inserção de questões em outra dimensão: Educação em Saúde. Após a transcrição do material, este foi analisado à luz da abordagem hermenêutico-dialética. Resultados: Não se evidenciaram grandes diferenças entre as equipes de ESF e EAP, exceto pelos atendimentos domiciliares, mais frequentes nos locais com ESF. A valorização da consulta médica e da medicalização, a importância do vínculo entre idoso e o profissional para a longitudinalidade do cuidado, situações de acolhimento frágil relatados em ESF e EAP, assim como a avaliação positiva dos aspectos tangíveis (estrutura física, ambiência) emergiram em ambas as equipes. Identificou-se, ainda, relevância secundária do Agente Comunitário de Saúde, referido pelos idosos como informante do serviço de saúde. Conclusões: A satisfação dos idosos em relação ao serviço de saúde associa-se à garantia do cuidado através dos dispositivos existentes na APS: consultas, medicações, grupos educativos. Dessa forma, a qualificação e humanização do cuidado deveriam ser praticadas por todas equipes da APS.
Objetivos: Analisar o conhecimento de profissionais de saúde sobre a temática e a prática de cuidados paliativos, além da forma como se dá a comunicação dessa abordagem junto a pacientes e familiares. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo descritivo e exploratório realizado em um hospital geral da região metropolitana de Porto Alegre. Para a coleta de dados, utilizou-se um formulário de perguntas por meio eletrônico preenchido por 14 profissionais da área médica e 14 de enfermagem. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo temática proposta por Bardin. Resultados: Foram observados entraves no conhecimento da prática de Cuidados Paliativos, em especial no que tange ao momento de início das possibilidades de cuidado, além de dificuldades expressas na comunicação. Conclusões: Evidencia-se a necessidade do desenvolvimento de programas de educação na área, que busquem a oferta de um serviço integral de cuidado, qualificado tecnicamente.
O principal objetivo desse estudo foi descrever e analisar narrativas de cuidadores designados e atuantes no Serviço de Atenção Domiciliar, Programa Melhor em Casa em Manaus-Am, concernente a apropriação da política nacional de educação permanente em saúde, e sua aplicabilidade em contexto sociocultural específico. A pesquisa concentrou-se em analisar as narrativas desses cuidadores nos aspectos chaves de: entendimento da política de educação permanente em saude (EPS); das participações destes em atividades educativas direcionadas ao serviço estudado; suas participações no planejamento de atividades educativas; suas propostas de temas a serem trabalhados sob a lógica da EPS; e principais desafios para que processos de trabalho ocorram no serviço tendo a EPS como princípio orientador. As narrativas produzidas durante as entrevistas individuais foram analisadas através da metodologia do discurso do sujeito coletivo de Lefèvre e apontam para a inexistência por parte de cuidadores da apropriação conceitual e metodológica da política oficial de Educação Permanente em Saúde e questiona se o abismo para se chegar a uma das principais características dessa política – a capilaridade – pode ser ultrapassado no trabalho vivo em ato no contexto pesquisado.
A resistência a antibióticos torna-se cada vez mais um problema preocupante em matéria de saúde pública. O elevado consumo de antibióticos para fins terapêuticos e profiláticos, nomeadamente quando usados inadequadamente, é um dos fatores que mais promove a resistência a agentes antimicrobianos. O presente trabalho tem por objetivo analisar a evolução do consumo de antibióticos em Portugal continental estimado a partir da prescrição médica e é expresso em DDD, forma agrupada por região, com destaque para alguns distritos, entre 2015 e 2018. Trata-se de um estudo observacional e descritivo que tem por base dados da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P (Infarmed). Como principais resultados se verificou que o consumo total de antibióticos no período 2015-2018 variou entre 71.613.882,21 DDD e 73.143.461,37 DDD, o que representa um crescimento de a 2,1%, crescendo assim o uso de beta-lactâmicos (J01C), sulfonamidas (J01E), macrólidos (J01F), aminoglicosídeos (J01G) e outras antibactérias (J01X). Destaca-se ainda uma grande redução do uso de quinolonas (J01M) com -18% e uma redução mais discreta das tetraciclinas (J01A) em 3,1%. Como principais conclusões verificou-se um aumento do uso de antibióticos no ambulatório em Portugal com um pico de consumo que alcançou 75.660.771,43 DDD em 2017. No ano seguinte registou-se uma redução do consumo em 3,3%, dando sinais de uma trajetória descendente. Contudo, o valor em 2018 apesar da redução é ainda elevado, sendo por isso necessário reforçar a promoção do uso racional dos antibióticos junto dos utentes e de cada médico prescritor.
Objetivo: descrever o perfil epidemiológico de acidentes aracdônicosenvolvendo humanos e sua dinâmica de distribuição no estado de São Paulo entre2007 a 2018. Método: estudo epidemiológico do tipo descritivo. Foram utilizadosdados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, sendo utilizada variáveisrelacionadas ao tipo de acidente e caracterização das vítimas. Por meio de estatísticadescritiva e indicadores de saúde (coeficiente de incidência), obteve-se o diagrama decontrole e a distribuição espacial. A população foi obtida pela Fundação SistemaEstadual de Análise de Dados do estado de São Paulo. Resultados: no períodoestudado, observou-se que, em sua maioria, o gênero das aranhas foi ignorado(53,3%). Dos gêneros identificados, a Phoneutria apresentou maior prevalência(18,9%), sendo as mãos / dedos das mãos os seguimentos mais acometimento (38,0%).A maioria dos acidentes envolveu homens (60,1%), entre 20 a 59 anos de idade(59,6%) e residentes da zona urbana (49,5%). Quase 50% dos casos confirmados nãoinformaram a escolaridade e menos de 1% da amostra era gestante. O diagrama decontrole revelou uma estimativa de epidemia entre setembro e dezembro de 2018 eos meses com maiores registros correspondem ao verão. Os municípios queapresentaram maiores índices se localizaram entre as regiões nordeste e sudoeste doestado, sendo Campo Limpo Paulista o município com maior estimativa do coeficientede incidência. Conclusão: houve alta incidência nos municípios do estado estudadoque se situaram em regiões de Floresta Ombrófila Densa. Por isso, sugere-se que essasregiões tenham maior monitoramento à cerca desses acidentes.
Objetivo: Documentar a atuação do fonoaudiólogo na gestão em saúde pública em um Estado da região sul do Brasil, apresentando o perfil dos profissionais e suas atribuições nos setores em que atuam. Metodologia: Estudo transversal de investigação quantitativa e qualitativa, realizado através de um questionário virtual e autoaplicável, contendo 14 questões relacionadas ao perfil profissional e às atividades realizadas por fonoaudiólogos inseridos na gestão em saúde. As metodologias utilizadas para análise de dados foram análise descritiva e análise de conteúdo. Resultados: Participaram 20 profissionais, todas do gênero feminino, 40% na faixa etária entre 31 e 40 anos, com vínculo empregatício de concursada (100%). A inserção das profissionais iniciou em 1998, concentrando-se nos anos de 2014 e 2015. A maioria iniciou na Macrorregião Metropolitana (45%), sem experiência prévia com gestão em saúde pública (80%). As atribuições citadas foram: regulação de exames e consultas em especialidades, trabalho interdisciplinar e intersetorial, realização de educação em saúde para profissionais e usuários, coordenação de políticas públicas em saúde, planejamento e monitoramento de ações de saúde. A política pública mais citada foi a Saúde da Pessoa com Deficiência, especialmente, na área de Reabilitação Auditiva. Conclusões: O perfil profissional encontrado no estudo foi de fonoaudiólogas concursadas com idade entre 31 e 40 anos que estavam atuando com coordenação, regulação e planejamento na gestão em saúde. A presença desse profissional na equipe gestora é essencial para fomentar e trazer visibilidade para a Fonoaudiologia no âmbito da Saúde Pública.
Este estudo teve objetivo analisar a prática e Profissionais de Educação Física na Saúde (PEFS) no Programa Academia da Saúde (PAS) e impactos desta prática no território de atuação. O método utilizado foi o estudo de caso, realizado em um município da região metropolitana de Porto Alegre. Para a produção do material empírico foram realizadas visitas ao município, aos polos de PAS, observações em diário de campo e entrevistas. Em relação aos impactos da prática de PEFS atuantes no PAS na comunidade, percebeu-se que as ações de promoção da saúde superavam o propósito inicial do programa, abarcando aspectos da saúde mental. Discute-se que a efetividade da prática dos PEFS depende da compreensão atenta e efetiva da política pelos atores, bem como da ampliação e qualificação de investimentos na articulação com outras políticas públicas de saúde, além de fortalecer a educação permanente e repensar a forma de contratação dos PEFS.
Objetivo: Descrever o perfil de usuários e o processo de implantação de um serviço de teleatendimento para COVID-19, analisando a repercussão das estratégias utilizadas. Métodos: Estudo descritivo que utiliza metodologia quantitativa para analisar as características dos atendimentos realizados e descrever a implantação da Central de Atendimento em COVID-19 em João Pessoa. Resultados: Foram realizados 24.831 atendimentos, sendo 14.912 (60,05%) para esclarecimento de dúvidas e 9.919 (39,95%) para avaliação clínica. Os sintomas mais frequentes foram cefaleia, tosse e febre. Dentre os usuários, 91,11% preencheram critérios clínicos para síndrome gripal e 28,64% apresentaram pelo menos uma comorbidade. Conclusão: A central de telemedicina demonstrou ser dispositivo capaz de reduzir a sobrecarga em serviços de urgência. Ademais, demonstrou a possibilidade de integração das ações assistenciais às atividades educacionais e de vigilância à saúde, oportunizando o surgimento de novos arranjos assistenciais que podem ser utilizados para outros agravos.
Objetivo: Explorar evidências disponíveis sobre formas de apresentação das problemáticas psíquicas que afetam a saúde mental de estudantes universitários, durante a pandemia da COVID-19. Fonte de dados: Revisão de escopo, subdivida em seis etapas: identificação do tema; questão de pesquisa; critérios de inclusão e exclusão de estudos; amostragem; categorização; avaliação, discussão dos resultados e apresentação da revisão. As bases de dados usadas foram: Web of Science, LILACS, MEDLINE e Scopus. Resumo das conclusões: Identificaram-se 1.543 artigos, 219 lidos na íntegra e 95 incluídos. Selecionaram-se estudos que descrevessem a saúde mental dos estudantes de ensino superior de todas as faixas etárias, sobre o conceito da saúde mental, no contexto da pandemia, sendo possível obter conhecimentos das sintomatologias apresentadas pelos estudantes no decorrer do isolamento social. A revisão de escopo mostrou que a saúde mental dos alunos foi afetada durante a pandemia de COVID-19 de diferentes maneiras e que a pandemia atuou como um intensificador dos sintomas.
A chegada de uma nova doença de alta taxa de transmissibilidade trouxe desafios ao sistema de saúde. Sem planos estratégicos prontos para serem aplicados, os serviços de saúde foram impelidos a formular estratégias para enfrentar uma pandemia de COVID-19. Frente a este contexto, o presente estudo buscou, através da revisão de literatura, do tipo revisão narrativa, descrever a atuação e organização da APS em contexto de pandemia de COVID-19 na adaptação à nova realidade sanitária vivida no país. Neste processo, as ações e serviços da APS foram redefinidos, com significativa redução de ofertas de ações em saúde para a contenção da transmissão do vírus, e inclusão de novas formas de trabalho. A partir da análise das experiências publicadas pode-se perceber que uma ação inicial desencadeou a identificação de outras ações necessárias, contando com o envolvimento dos profissionais de diversas categorias da APS. Em meio aos desafios que a APS tem enfrentado, apresentar o desenvolvimento de ações, fruto do esforço dos profissionais comprometidos, proporcionam evidências acerca da APS e do necessário investimento neste nível de atenção em saúde. Demonstra ainda possíveis caminhos a percorrer, com a incorporação de novas práticas em saúde e o fortalecimento dos serviços.
Este estudo bibliográfico busca apresentar o estado da arte da produção de conhecimentos sobre o planejamento e dimensionamento da força de trabalho em saúde, do período entre 2010 e 2020. Realizou-se a caracterização quanti e qualitativa dos dados revelados na fase exploratória de uma revisão integrativa, levantando a literatura indexada nas bases CAPES, BVS e Google Acadêmico. Os 113 materiais incluídos foram agrupados, conforme suas principais características: tipo de material, autores mais frequentes, instituições que produziram e palavraschave, evidenciando maior produção nos anos de 2011 e 2020. Os achados, dentre outros aspectos, apontam que os artigos de periódicos representam menor percentual quando comparados ao conjunto de outros tipos de materiais publicados. Destacam-se as autorias provenientes das instituições públicas, especialmente da USP e UERJ, validando a relevância das universidades na sociedade brasileira como grandes produtoras de conhecimento e desenvolvimento tecnológico. O estudo possibilita identificar e compartilhar informações sobre as instituições, os autores em destaque e as lacunas na produção e disseminação de conhecimentos sobre o tema, contribuindo para priorização de novos estudos, projetos e pesquisas. É recomendado manter e ampliar investimentos que favoreçam as discussões no âmbito das políticas públicas na área da gestão do trabalho em saúde.
Objetivo: descrever as atividades de teleatendimento desenvolvidas como estratégias de assistência à saúde pelos Residentes em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade (UERN/PMM), diante do cenário da pandemia do Novo Coronavírus e pela ótica da Residente em Fisioterapia. Método: estudo qualitativo do tipo relato de experiência. Resultados e Discussões: Os serviços de APS tiveram que readaptar seu processo de trabalho e rotinas para atender às necessidades impostas pela pandemia de COVID-19. O teleatendimento é realizado por todos os profissionais residentes da UBS de acordo com cada categoria e de forma multiprofissional. Se dá por meio de um aparelho celular com acesso à internet e linha telefônica, podendo ocorrer através de ligações e/ou mensagens de texto em aplicativo de mensagens. Os atendimentos são direcionados conforme a demanda, no âmbito da fisioterapia, os mais diversos distúrbios traumato/ortopédicos são as situações mais assistidas. Conclusão: O contexto pandêmico exigiu uma readaptação dos serviços prestados pela ESF e pelos profissionais da Residência Multiprofissional. A estratégia do teleatendimento permite a segurança dos usuários e profissionais em um contexto de fragilização ao mesmo tempo que atingiram um público amplo e vulnerável, em contrapartida suprimi o contato manual, ferramenta importante do fisioterapeuta e dos demais profissionais da saúde.
Objetivo: descrever a experiência exitosa na perspectiva do trabalho interdisciplinar a mulheres durante o ciclo gravídico-puerperal. Métodos: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir da vivência sobre o trabalho em equipe, realizado por profissionais de saúde a mulheres durante o ciclo gravídico-puerperal, em uma Estratégia de Saúde da Família localizada em um município no interior do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, a metodologia de trabalho iniciou em meados de 2019 e, atualmente, está consolidada dentre as estratégias de qualificação do serviço. Resultados: a integração das forças de trabalho entre as diferentes categorias profissionais possibilitou aumentar o potencial de resolutividade e a garantia de uma atenção integral às mulheres durante a gravidez e puerpério. Além disso, o cuidado em conjunto propiciou o exercício da interdisciplinaridade, a aproximação entre os membros da equipe e o desenvolvimento de novas capacidades profissionais para uma atuação colaborativa em equipe voltada à qualificação da assistência ao pré-natal e puerpério. Considerações finais: a ampliação da integração entre a equipe permitiu que diferentes olhares, ao longo do acompanhamento do período gravídico-puerperal por meio da construção e reconstrução de conhecimentos e das interações constantes entre os profissionais, contribuíssem para assegurar a qualidade da assistência. Ademais, a metodologia adotada não demandou investimentos financeiros adicionais para o sistema de saúde, visto que dependeu do protagonismo e responsabilização dos profissionais.
Como Fox e Alldred (2020) consideram, o dualismo Cultura / Natureza forneceu aos filósofos, cientistas e cientistas sociais pós-iluministas uma maneira elegante de estabelecer limites para as respectivas preocupações das ciências sociais e naturais (ver também Barad, 2007; Braidotti, 2013; Fullagar et al., 2019). Este dualismo tem permitido a criação de distinções entre corpos e modos de estar no mundo “modernos” (leia-se “civilizados”) e “tradicionais” (leia-se “primitivos”). No entanto, quando questões pertencentes à incorporação do social são exploradas criticamente, a influência sobre o bem-estar do entorno construído, as transições climáticas e a pandemia de Covid-19 em curso começam a problematizar tais formas, como é argumentado nas últimas três décadas por autores com perspectivas feministas, pós-humanas, novo-materialistas e político-ecológicas, entre outras. Dando continuidade a um diálogo permanente iniciado em 2018 entre acadêmicos e ativistas da América Latina e Europa, organizamos o seminário online “Religando o nexo natureza-cultura-corpo: práticas e epistemologias”. O evento virtual desenvolvido em duas partes explorou como os territórios inter-relacionados de saúde, atividade física e educação podem ser repensados a partir de perspectivas que desestabilizam as fronteiras ontológicas estabelecidas entre natureza, cultura e corpo, e suas possíveis articulações. Este artigo é a transcrição da segunda sessão, denominada “Cartografias do corpo em tempos de pandemia”, e apresenta os diálogos entre Alice del Gabbo, Carla Panico, Gianluca De Fazio, Alexandre Fernandez Vaz e Eduardo Galak, pesquisadores da Itália, Portugal, Brasil e Argentina.
Como Fox e Alldred (2020) consideram, o dualismo Cultura / Natureza forneceu aos filósofos, cientistas e cientistas sociais pós-iluministas uma maneira elegante de estabelecer limites para as respectivas preocupações das ciências sociais e naturais (ver também Barad, 2007; Braidotti, 2013; Fullagar et al., 2019). Este dualismo tem permitido a criação de distinções entre corpos e modos de estar-no-mundo “modernos” (leia-se “civilizados”) e “tradicionais” (leia-se “primitivos”) (Denowski e Viveiros de Castro, 2014). No entanto, ao explorar criticamente as questões de incorporação (embodiment), a influência do ambiente construído sobre o bem-estar, as transições climáticas e/ou a pandemia de Covid-19 em curso, tais distinções começam a se tornar problemáticas, como argumentado eloquentemente nas últimas três décadas por debates e proposições feministas, pós humanistas, novo-materialistas e ecológico politicos, entre outros. Dando continuidade a um diálogo contínuo iniciado em 2018 entre acadêmicos e ativistas da América Latina e da Europa (ver Donato, Tonelli, Galak, 2019), este seminário explorou como os domínios inter-relacionados de saúde, atividade física e educação podem ser a partir de perspectivas que de des-estabilizar fronteiras ontológicas estabelecidas entre natureza, cultura, corpo e sua relação. Isto foi feito através de um diálogo entre Alessandro Bortolotti, Simone Fullagar, BrunoMora, Niamh Ni Shuilleabhain, (Austrália, Itália, Reino Unido e Uruguai, respectivamente). O evento online ocorreu como o primeiro de uma série de seminários online de duas partes sobre Remontando o nexo natureza-cultura-corpo: práticas e epistemologias.
Trata-se da resenha crítica do Manual de recomendações para a assistência à gestante e puérpera frente à pandemia de Covid-19, publicado em 2021.
A pandemia da COVID-19 expõe a necessidade de refletir sobre a resposta dos sistemas de saúde. Percebeu-se que em meio à crise sanitária, a gestão em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) recebeu críticas na perspectiva de articular atores e recursos para a garantia da assistência respaldada no direito à saúde. Esse ensaio objetivou refletir acerca de aspectos da gestão do SUS que repercutem no enfrentamento da crise sanitária pela COVID-19. Foi fundamentado na formulação discursiva, considerando referências, pensamentos e posicionamentos dos autores. Aborda-se a composição na formação da agenda de política de saúde, contextualiza aspectos históricos que acompanham a gestão do SUS, nesses mais de trinta anos, e a recente segregação pela gestão nacional das contribuições da academia. Reafirma a importância do planejamento governamental para a programação da organização dos serviços e necessidade de reconhecer os cenários epidemiológicos para a composição da rede de atenção. Explana a participação social na gestão do SUS como espaço legítimo, a luta das entidades da saúde coletiva e da sociedade civil, mas sinaliza aspectos que precisam ser considerados para exercer esse espaço. A pandemia oportuniza a retomada da discussão na possibilidade de fortalecer a pauta em defesa do direito à saúde como bem social.
Objetivo: Diante da complexa consolidação das concepções da integralidade no sistema de saúde, agravada pelos desafios conjunturais oriundos da pandemia, propomos analisar os impactos e desafios da implementação da integralidade no contexto da Covid-19. Método: trata-se de revisão narrativa a partir do levantamento de literatura das bases Medline e o Lilacs, adotando as palavras chaves “integralidade” e “saúde”, e da análise de banco de dados do SUS (Datasus), de maneira a avaliar o impacto da pandemia nas concepções de integralidade na saúde. Resultados: a pandemia Covid-19 agravou ainda mais as fragilidades estruturais e os pontos de estrangulamento do SUS, notando-se redução da assistência médica aos usuários a nível ambulatorial e hospitalar, com um aumento expressivo de 2.538.59% no número de internações no subgrupo de “doenças virais” comparando 2019 e 2020, impactando na concepção organizacional do sistema. Na concepção holística, a integralidade durante o período de pandemia trouxe prejuízos econômicos e psicossociais a inúmeros brasileiros, com taxas de desemprego de aproximadamente 13% no ano de 2020. Conclusão: o contexto psicossocial e econômico ocasionados pela pandemia da Covid-19, fizeram com que profissionais de saúde se defrontassem com o desafio de garantir a atenção e cuidado integral aos indivíduos em meio a um cenário de morbimortalidade elevada e escassez de recursos. Diante disso, ações de saúde interdisciplinares, envolvendo diversos setores da sociedade civil, governos e comunidades, tornam-se essenciais para o enfrentamento da pandemia e para o fortalecimento do SUS.
O artigo narra uma experiência vivida pela coautora no Programa Farmácia Viva da Universidade Federal da Paraíba, no município de Conde e arredores. Essa experiência dialoga com as pesquisas que vem sendo realizadas pelo autor, no campo da Extensão Popular. A narrativa da experiência resgata a importância dos saberes tradicionais e populares, que através do diálogo com a ciência, se torna uma estratégia poderosa no processo do cuidado, no campo da saúde. Da mesma forma, as questões aqui levantadas, apontam na possibilidade de novos caminhos, na construção de utopias, que podem se contrapor ao pensamento hegemônico representado pelo modelo de sociedade capitalista. Procuramos construir uma narrativa fluida, permeada pela conversa com os referenciais teóricos que sustentam nossas reflexões e com outros dois queridos convidados para esse artigo: Emmanuel Fernandes Falcão (EFF), educador e extensionista da UFPB - Universidade Federal da Paraíba, e Pajé Isaias Guarapirá Potiguara (Pajé IGP), da Aldeia Lagoa do Mato e de outras 32 aldeias na Paraíba.
Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas da graduação em Saúde Coletiva sobre o ensino-aprendizagem em sala de aula utilizando a metodologia ativa: júri Simulado. Método: A experiência foi desenvolvida na disciplina Fundamentos da Saúde Coletiva em 2019, tendo como contexto hipotético uma reunião emergencial com seguimento social e profissional sobre o destino de verba para um projeto de saúde adequado a realidade de um município. A turma foi organizada em 04 grupos e deveria assumir papéis fictícios de representantes: universitários; categoria profissional da área da saúde; usuários do Sistema Único de Saúde; e da Secretaria de Saúde do município. Resultados: Em um primeiro momento cada grupo de alunos apresentaram as argumentações defendendo o ponto de vista de seu grupo, respectivamente dos usuários, dos profissionais de saúde, dos acadêmicos e da secretaria. Por último houve a devolutiva docente. Destacaram-se como principais Determinantes Sociais de Saúde o ambiente de trabalho, educação, saneamento, emprego e renda. Os discentes envolvidos tiveram adesão à atividade, cada grupo apresentou argumentos sólidos sobre seu seguimento social e profissional, envolvendo os Determinantes Sociais de Saúde apresentados durante os conteúdos ministrados anteriormente nas aulas. Considerações Finais: Experiências com o Júri Simulado durante o trajeto da graduação em Saúde Coletiva pode ser uma estratégia de ensino-aprendizagem utilizada com futuros Sanitaristas para lidar melhor em situações de tomada de decisão na saúde. Essa metodologia tem potencial para despertar responsabilidade social, científica e econômica diante dos fatores que influenciam no processo saúde e doença da comunidade.
Objetivo: relatar a experiência de elaboração de uma proposta de protocolo de enfermagem para avaliar e identificar riscos em unidade de urgência e emergência. Métodos: estudo do tipo relato de experiência, desenvolvido no contexto das aulas práticas supervisionadas do componente curricular Enfermagem em Urgência e Emergência, ministrado no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará, no segundo semestre de 2015. Aplicou-se a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, tendo como cenário um hospital de pronto-socorro do município de Belém, Pará, Brasil. Utilizando a classificação padronizada da North American Nursing Diagnosis Association, foram eleitos os diagnósticos de enfermagem “risco de choque”, “risco de queda”, “risco de aspiração” e “risco de infecção”, por sua predominância observada entre os pacientes atendidos. Resultados: a proposta compunha-se de nove laudas e seis seções primárias: definições; finalidades; abrangência; justificativa; procedimentos operacionais para avaliar os riscos; e identificação dos riscos, cujo conteúdo foi normalizado segundo as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas para trabalhos acadêmicos. A experiência corroborou ganhos multilaterais, pois contemplou os estudantes, os docentes e o cenário de prática. Considerações Finais: ancorado na Metodologia da Problematização, o processo ensino-aprendizagem conduziu os estudantes a adotarem, na sua prática diária, postura e atitude crítico-reflexivas em torno da segurança do paciente, da atuação da equipe de enfermagem e da educação em enfermagem.
Objetivo: relatar a implementação da consulta de enfermagem do adolescente em um ambulatório escola de uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Petrópolis/RJ. Método: tratouse de relato de experiência, desenvolvido nos seguintes momentos: identificação de necessidades; concepção; aprovação junto à IES; estabelecimento de parcerias; divulgação para o público-alvo; e operacionalização da consulta. Resultados: no período de julho a dezembro de 2016 foram realizados 64 atendimentos no ambulatório, além de diversas salas de espera e de ações de educação em saúde em escolas. Mediante trabalho em equipe multidisciplinar foi possível planejar e oferecer um serviço bem estruturado com vistas ao acompanhamento efetivo dos adolescentes. Além disso, houve criação de vínculos e confiança com a comunidade e aprimoramento da formação dos estudantes de Enfermagem. Como esforço coletivo e grande impacto dessa medida, têm-se uma demanda que segue em crescimento. Conclusões: a implementação da consulta de enfermagem do adolescente foi essencial no Ambulatório Escola, pois os adolescentes necessitavam de cuidados e de um espaço onde pudessem ser ouvidos, acolhidos e empoderados quanto ao seu autocuidado e sua saúde nessa fase de mudanças, questionamentos e possíveis vulnerabilidades.
A saúde mental, especificamente no tratamento para o uso abusivo de psicoativos, exigem conhecimentos, habilidades e atitudes de enfermeiros a realizarem suas tarefas com responsabilidade, qualidade e gestão de tempo. Este estudo teve como objetivo relatar a construção de um instrumento para a facilitar o planejamento de plantão de um enfermeiro em saúde mental em um serviço de um Caps AD III. Para tanto o trabalho segue os pressupostos metodológicos da pesquisa de relato de experiência. Como resultado o presente relato produziu o instrumento de planejamento de plantão, juntamente com os benefícios e a limitações de sua implementação no serviço. A prática de enfermagem em saúde mental pôde ser facilitada pela utilização de um instrumento de planejamento de plantão. Possibilitando a gestão de tempo e estratificação das tarefas em urgentes e importantes.
O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência da aplicação de Tratamentos Restauradores Atraumáticos por uma equipe multiprofissional em terras quilombolas. O relato originase da vivência de seis residentes durante estágio optativo da Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Universidade do Vale do Itajaí, em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde do Campo da Universidade de Pernambuco. A escolha do local da vivência deu-se pelos vínculos preestabelecidos entre os programas. O campo escolhido foi o território quilombola presente na área de abrangência da Unidade de Saúde da Família do distrito de Iratama (Garanhuns-PE). Inicialmente realizou-se avaliação situacional, identificando a necessidade de atenção à saúde bucal dos moradores de um dos quilombos. A alternativa adotada foi a realização de Tratamento Restaurador Atraumático com os estudantes. Foram avaliadas 39 crianças: 13 se enquadravam no critério de inclusão para execução da técnica; sendo assim, passaram pelo procedimento restaurador. Já as outras 26 crianças não se enquadraram na técnica: 17 possuíam os dentes hígidos e 9 necessitavam de atendimento odontológico em consultório. Concluiu-se que a vivência movimentou o território e que o Tratamento Restaurador Atraumático é capaz de se ajustar às necessidades locais. As equipes de Estratégia de Saúde da Família podem e devem utilizar tal tratamento para qualificar o processo de trabalho. Concluise, porém, que a vivência movimentou o cenário local, entretanto apresentou limitações no planejamento e execução da ação. O grande desafio após o encerramento do estágio é a longevidade e ampliação das atividades propostas.
Trabalhar com a saúde dos povos indígenas significa estar disposto/a a abrir mão dos conhecimentos hegemônicos para ser afetado/a por grupos com concepções de mundo, saúde e corpo próprias. Este é um relato de experiência de uma psicóloga estudante da Residência Multiprofissional em Saúde Indígena (RMSI) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados. Serão utilizadas as anotações de Diário de Campo feitas ao final de cada campo de prática da Residência em diálogo com a literatura da Saúde Coletiva, Antropologia da Saúde e Psicologia Social Comunitária. Contextualizou-se o lugar de fala da autora, bem como o contexto da Reserva Indígena de Dourados e suas imediações, além do histórico da saúde indigenista no Brasil. As discussões foram feitas em três eixos, o primeiro apresentou as problemáticas da gestão da atenção básica e hospitalar na efetivação da atenção diferenciada e seus impactos na assistência aos/às indígenas. O segundo trouxe as vivências nos serviços de saúde, com ênfase nas relações entre trabalhadores/as e usuários/as. E o terceiro evidenciou a saúde na perspectiva dos/das Kaiowás e Guaranis, pela participação em cerimônias tradicionais. Conclui-se que as normativas que orientam este segmento não são efetivadas no cotidiano da assistência, e afirma-se que a saúde se dá nos encontros, em que é necessário respeitar as formas de ser e estar no mundo destes povos, para produzir cuidado e potência de vida, e não violações. Por fim, reitera o papel da RMSI como espaço privilegiado, e questiona-se os processos de seleção e formação dos/das residentes.
O presente artigo tem como objetivo descrever o processo de implementação da linha de cuidado em saúde da população LGBTT+ no município de Mossoró - RN. Além disso, busca-se apresentar a elaboração da linha do tempo de implementação do Ambulatório, realizada através de oficina participativa com base nos preceitos da Educação Popular. Quanto aos aspectos metodológicos, guiou-se pelo método do relato da experiência, uma vez que, a partir de Ludke, Cruz e Boing1, o RE não se configura somente enquanto relato de pesquisa acadêmica, mas também trata-se do registro de experiências vivenciadas. O relato de experiência como expressão escrita de vivências possibilita a produção de conhecimento e a discussão e reflexão sobre o vivido. A população participante do processo de criação da linha do tempo exposta neste estudo foram pessoas LGBTI+ envolvidas no processo de implementação do ambulatório, movimentos e organizações sociais, residentes multiprofissionais, atores da gestão municipal e estadual de saúde do Rio Grande do Norte e usuárias e usuários da linha de cuidado. Estima-se, a partir do relato e das reflexões escritas, ampliar a discussão do fazer do SUS enquanto espaço afirmador de direitos, que promove visibilidade às populações específicas. Espera-se, também, disseminar o que se foi vivido e realizado no âmbito da saúde, como a inclusão da população LGBTI+ no estado do Rio Grande do Norte, para que assim outros espaços possam visualizar a possibilidade e a relevância de um serviço equânime.
Estudos epidemiológicos apontam um aumento progressista de transtornos mentais pelo mundo, cujo caracterizam-se por doenças com manifestações psicológicas associadas a algum comprometimento funcional resultante de disfunção biológica, social, psicológica, genética, física ou química além de doenças mentais graves associarem-se a doenças crônicas não-transmissíveis, em que seu tratamento ainda hospitalocêntrico prevalece. sendo assim de suma importância a presença nutricional atuante na Saúde mental, junto a uma equipe multidisciplinar. Objetivo: Apresentar a importância e a efetividade do acompanhamento nutricional e educação nutricional, promovendo conhecimento acerca da alimentação em pacientes psiquiátricos. Método: Foram aplicadas estratégias e atividades de EAN, com a utilização de materiais educativos e interativos de produção própria para pacientes psiquiátricos adultos e idosos de um hospital público de Belém do Pará. Resultados: Foi identificado a efetividade da oficina nutricional, que permitiu aos pacientes aprendizagem e socialização, e interesse dos próprios, concedendo a construção de saberes e reflexões acerca das escolhas alimentares e discernimento em razão a adequada forma de alimentar-se. Conclusão: Apesar de ser escasso os estudos e vivencias relatadas na área da saúde em torno do nutricionista, não há dúvidas que sua presença junto a equipe multidisciplinar é indispensável para a contribuição acerca de métodos eficientes dinâmicos que incentive o paciente para um tratamento mais humanizado permitindo o controle e até mesmo a prevenção.