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Revista Saúde em Redes

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O presente estudo buscou compreender como a literatura tem abordado a gestão em saúde na graduação em medicina e como esse tema aparece nas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2001 e de 2014. Trata-se de um estudo revisão da literatura nas bases SciELO, LILACS e MEDLINE e análise comparativa das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de medicina (2001 e 2014). Consideramos que os resultados encontrados e a análise produzida podem contribuir para produção de conhecimento em torno das transformações na educação médica brasileira, das concepções e abordagens de gestão em saúde nessa formação, bem como para a discussão sobre a qualidade da educação médica, pautada na integração ensino-serviço, com vistas ao atendimento das necessidades de saúde da população.

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Objetivo Analisar os significados da auriculoterapia na perspectiva do cuidado em saúde de idosos com condições crônicas, usuários de uma Unidade de Saúde da Família de Porto Alegre. Metodologia Estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativa. Realizou-se o tratamento com auriculoterapia em oito participantes e, posteriormente, entrevistas semiestruturadas com referencial teórico baseado no cuidado em saúde e na qualidade de vida dos idosos. A análise foi executada a partir da Teoria Fundamentada nos Dados. Resultados Obteve-se uma categoria principal: A singularidade da qualidade de vida e sua relação com a auriculoterapia. Os participantes relataram melhora da qualidade de vida e relacionaram isso aos benefícios físicos, mentais e sociais do tratamento. Seis subcategorias revelaram a auriculoterapia como prática para uma Clínica Ampliada, construtora de vínculo entre profissional e usuário, produtora de autonomia e autocuidado; além dos benefícios da auriculoterapia nas condições crônicas, majoritariamente redução de dor, ansiedade e sentimentos depressivos. Conclusão Autocuidado e promoção da qualidade de vida devem assumir centralidade das práticas profissionais em saúde, assim como devem assumir capilaridade pelos serviços de saúde e pelas situações de vida de todos.

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Objetivo: Identificar a percepção dos pacientes hipertensos e diabéticos acompanhados pela Estratégia Saúde da Família (ESF) sobre os motivos de não adesão ao tratamento farmacológico e não farmacológico. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa realizada com hipertensos e diabéticos acompanhados pela ESF em um município do interior do Estado de São Paulo. Para a coleta de dados utilizou-se um roteiro semiestruturado, as entrevistas foram gravadas e transcritas e as respostas analisadas de acordo com a análise de conteúdo proposta por Minayo. Resultados: A maioria dos entrevistados 12 (92,31%) refere que recebe orientações sobre o tratamento da hipertensão e diabetes da equipe de saúde. 4 (30,77%) dos entrevistados referem que apresentam complicações decorrentes dessas doenças como insuficiência cardíaca, úlceras diabéticas nos pés e amputação de dedos dos pés. 12 (92,31%) referem tomar medicamentos para controle da hipertensão e diabetes, enquanto 1 (7,69%) relata que não faz uso de medicações. Considerações finais: A maioria dos pacientes entrevistados referem utilizar medicamentos para o tratamento da hipertensão e diabetes, pois entendem que é o suficiente. E alguns também não entendem o significado da doença nem sua consequência, sendo esses os principais motivos da não adesão ao tratamento não farmacológico.

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A Enfermagem é uma das profissões da área da saúde que utiliza as mãos como ferramenta de trabalho. Neste estudo tivemos por objetivo investigar quais conceitos e procedimentos os alunos de um curso de Enfermagem aprenderam ao participar de uma oficina pedagógica sobre higienização das mãos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva em que foi realizada uma oficina sobre higienização das mãos, na qual os estudantes realizaram mapas conceituais e o procedimento de higienização das mãos antes e após a oficina pedagógica, que foi organizada tendo por base a Teoria da Aprendizagem Significativa e o uso de Multimodos de Representação. O número de conceitos utilizados pelos alunos no segundo mapa foi superior ao primeiro, além de apresentarem discreta melhora na aprendizagem procedimental. Considera-se que os alunos se apropriaram de novos conceitos representados nos mapas pós-oficina e no número de itens contemplados no procedimento de higienização.

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Objetivo: analisar a participação do controle social no processo de regionalização da saúde nos municípios sede de macrorregião em Pernambuco. Método: foi realizado um estudo de caso, de abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos mediante entrevistas semiestruturada com doze conselheiros municipais de saúde e de análise documental dos relatórios das conferências municipais de saúde e das atas, resoluções e listas de frequência das reuniões das Comissões Intergestores Regional. A identificação das dimensões foi realizada mediante análise temática. Resultados: evidenciou-se o conhecimento incipiente dos conselheiros em relação aos aspectos conceituais, à sua atuação no processo de regionalização e, principalmente, aos instrumentos de planejamento regional. A ausência de espaços institucionalizados de controle social no âmbito regional de caráter regular e permanente, como fóruns, conferências e conselhos regionais e de representantes dos conselhos na Comissões Intergestores Regional repercutem nas escassas discussões acerca da regionalização. Conclusão: há necessidade de promover o empoderamento dos conselheiros com o objetivo de fortalecer o processo de regionalização.

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Objetivou-se compreender os aspectos envolvidos na busca, no acesso e na utilização de serviços de saúde, a partir de trajetórias assistenciais de pacientes com câncer de mama e de próstata, na região de Campinas/SP, Brasil. Trata-se de pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, em que os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada e analisados pela metodologia de análise temática. Na atenção primária, verificou-se a realização de ações de promoção da saúde, aparecendo para os usuários no momento em que necessitaram de encaminhamento para acessar os serviços especializados. Observaram-se dificuldades no acesso aos serviços de média e alta complexidade, sobretudo, para iniciar o tratamento, mediante radioterapia. Assim, as redes de atenção regionalizadas precisam ser fortalecidas, para que cumpram com o propósito na garantia de respostas às necessidades de saúde dos usuários, suprimindo as barreiras aos itinerários regionais, ao facilitar o acesso da população com câncer.

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O artigo problematiza conceitos chaves para repensar a situação que a pandemia colocou em evidência de maneira maciça. Tal é o caso das inequidades intra e inter países, as vidas que têm valor e as que não têm, a destruição de Gaia com crises climáticas e ambientais cada vez mais intensas, entre muitas outras. Isto nos levou a analisar as limitações de certos conceitos para avançar nos caminhos que nos permitam valorar a vida de todes, humanes e não humanes, deter a destruição de Gaia e apontar a construção de um mundo mais solidário onde todes tenham o mesmo direito de viver plenamente. Estes conceitos são os do estado em sua concepção ligada ao estado de bem-estar e o de soberania nacional, para desde aí redefinir o público, o estatal, o privado e o comum. Termos cujo significados têm se naturalizado segundo conceitos e contextos históricos, que pouco tem a ver com os processos instaurados pelo neoliberalismo há mais de quatro décadas. A transnacionalização das corporações e o poder que acumularam, ainda maior que os dos países mais ricos, deve nos levar a repensar o mundo que vivemos na direção de buscar linhas de fuga, que apontem ao reconhecimento das potências dos movimentos sociais urbanos, dos povos originários, das mulheres, dos grupos LGBTQIA+ e outros grupos que têm mostrado capacidade para enfrentar a pandemia ante a ausência do estado na defesa de qualquer vivente e de sua ação necropolítica

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O objetivo deste estudo foi analisar a produção do cuidado à pessoa idosa com deficiência na rede de atenção à saúde em um município do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório, a partir de uma abordagem cartográfica utilizando a ferramenta do usuáriocidadão-guia. Através de encontros semanais virtuais realizou-se o processamento dos registros contidos no diário cartográfico e emergiram quatro analisadores, que foram problematizados: 1-A expectativa do encontro com a “paciente difícil”; 2-A potência de vida por trás do “ser deficiente”, 3- As ressonâncias legitimadas nos/dos serviços de saúde; 4-Preta, pobre e deficiente física na pandemia de COVID-19. Nesse sentido, a usuária desloca os pesquisadores para a (in) visibilidade de seus saberes, desejos e valores, e alerta para a necessidade de considerar as singularidades e a ética das existências quando do planejamento do cuidado em saúde para esta população.

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Objetivo Analisar os significados da auriculoterapia na perspectiva do cuidado em saúde de idosos com condições crônicas, usuários de uma Unidade de Saúde da Família de Porto Alegre. Metodologia Estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativa. Realizou-se o tratamento com auriculoterapia em oito participantes e, posteriormente, entrevistas semiestruturadas com referencial teórico baseado no cuidado em saúde e na qualidade de vida dos idosos. A análise foi executada a partir da Teoria Fundamentada nos Dados. Resultados Obteve-se uma categoria principal: A singularidade da qualidade de vida e sua relação com a auriculoterapia. Os participantes relataram melhora da qualidade de vida e relacionaram isso aos benefícios físicos, mentais e sociais do tratamento. Seis subcategorias revelaram a auriculoterapia como prática para uma Clínica Ampliada, construtora de vínculo entre profissional e usuário, produtora de autonomia e autocuidado; além dos benefícios da auriculoterapia nas condições crônicas, majoritariamente redução de dor, ansiedade e sentimentos depressivos. Conclusão Autocuidado e promoção da qualidade de vida devem assumir centralidade das práticas profissionais em saúde, assim como devem assumir capilaridade pelos serviços de saúde e pelas situações de vida de todos.

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Objetivos: Descrever a construção dos mapas falantes como metodologia de pesquisa em saúde em um município do estado do Amazonas. Os mapas falantes vêm da compreensão de território como espaço do cotidiano, vivo, pulsante e dinâmico, onde as pessoas conduzem as suas vidas. Métodos: Este artigo refere-se a uma das fases em que foram produzidos os dados qualitativos de uma pesquisa mais abrangente. Trata-se de um estudo descritivo, a partir de uma abordagem participativa na pesquisa em saúde, tendo como ferramenta os mapas falantes. Participaram os gestores e trabalhadores de saúde do município de Tefé/AM. Os mapas falantes foram desenhados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das Equipes de Saúde da Família Ribeirinha (eSFR) e Equipe de Saúde da Família Fluvial (eSFF), que atuam nas 5 áreas de saúde ribeirinha de Tefé. Os mapas tinham como tema os fluxos da população ribeirinha no acesso aos serviços de Urgência e Emergência deste município. Resultados: Foram analisadas as etapas de produção dos mapas falantes como banzeiros (movimentos): apresentação da metodologia, o encontro para aplicação prática dos mapas falantes, a construção, as narrativas pela perspectiva de um território diferenciado e dinâmico. Conclusões: Os registros destas etapas apontam para a importância deste tipo de abordagem de fato acontecer com a participação das pessoas que usam e vivem o território, apresentando um território líquido numa Amazônia ribeirinha.

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O presente estudo tem o objetivo de analisar o uso da cartografia, realizada pelos Distritos Especiais de Saúde Indígena do estado do Pará como método de pesquisa para o planejamento e a implementação das ações e serviços nos seus respectivos territórios para, então, discutir-se teórica e tecnicamente a lógica das cartografias desenvolvidas atualmente por esses distritos. Para tanto, realizou-se uma análise documental das cartografias técnicas dos Distritos Especiais de Saúde Indígena do Guamá-Tocantins; Altamira; Kaiapó do Pará e do Rio Tapajós, respectivamente, sendo que, a do último, constava no documento técnico do Ministério da Saúde “Diagnóstico de Saúde do estado do Pará”. Concluiu-se que a cartografia social associada ao trabalho realizado por cada distrito aponte para formas de ressignificar esse espaço, pois permite a subjetivação sobre os corpos coletivos desses territórios vivos, distritos indígenas, de acordo com as especificidades e diversidades daqueles que ali vivem. Diante disso, destaca-se que a cartografia social pode se apresentar como um caminho para pensar esse território, considerando-se as especificidades de cada modelo de Distrito Sanitário Especial Indígena.

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Objetivo: Esta pesquisa investigou as percepções, conhecimentos e atitudes dos cirurgiõesdentistas frente a violência de gênero. Método: Foi realizado um estudo exploratório, de abordagem quantitativa e qualitativa, com 423 cirurgiões-dentistas que responderam uma ficha de dados sociodemográficos e um questionário online sobre o tema. Foram realizadas análises de conteúdo, estatísticas descritivas e correlações bivariadas de Spearmam. Resultados: demonstrou-se que 27% dos cirurgiões-dentistas atenderam mulheres em situação de violência e 47,5% suspeitaram de situações de violência durante o atendimento. As principais barreiras que impediam a identificação de violência pelo profissional de Odontologia foram: falta de conhecimento no assunto; dificuldade de abordagem; pouca experiência; tempo de consulta e paciente acompanhada. Conclusões: O estudo possibilitou a visibilidade da presença de pacientes em situação de violência doméstica em serviços odontológicos, e demonstrou a subnotificação presente nesse setor.

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Este estudo tem como objetivo identificar a percepção dos profissionais de saúde de um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) sobre a violência sofrida por crianças e adolescentes em sofrimento psíquico. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, desenvolvido no CAPSi de uma capital do Nordeste brasileiro, com a participação de nove profissionais de saúde de nível superior. A coleta de dados se deu através da entrevista semiestruturada, que foi investigada de acordo com análise de conteúdo de Bardin. Para tanto, emergiram-se três categorias, a saber: violência como um termo complexo e multifacetado; violência que traz consequências para a vida da criança e do adolescente; e contexto sociofamiliar prejudicial. Como resultados, viu-se que a negligência e a violência psicológica foram mais apontadas, trazendo consequências negativas para a vida da criança, de modo que o contexto sociofamiliar é tido como um agravante das vivências de violência. Portanto, os profissionais de saúde precisam estar atentos à problemática da violência, no sentido de traçar estratégias para a promoção da saúde entre as crianças, familiares, escola e comunidade em geral.

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A necessidade de equipamentos e de cuidados permanentes às crianças com condições crônicas complexas, a exemplo das dependentes de ventilação mecânica (VM), muitas vezes resultam em internações hospitalares prolongadas, o que impõe dificuldades para as famílias e para o sistema de saúde. Esta pesquisa buscou mapear a existência de crianças dependentes de VM hospitalizadas no Distrito Federal e conhecer os desafios para sua desospitalização. Para tanto, foi realizada uma pesquisa-intervenção cartográfica, por meio do acompanhamento de processos de transição hospitaldomicílio e da identificação das dificuldades a eles relacionadas. As pesquisadoras transitaram entre hospitais públicos do DF, domicílios e um abrigo institucional, realizando observação participante (registrada em diário de campo), leitura de prontuários e entrevistas semiestruturadas com mães e profissionais de saúde. Identificou-se que os atravessamentos do saber biomédico, a cultura hospitalcentrada, bem como os sentidos atribuídos às crianças “crônicas” e “complexas”, definem o estabelecimento de práticas e lugares de cuidado, dificultando a desospitalização. A falta de capacitação e estrutura adequada para as equipes de atenção domiciliar, e a insuficiência de vagas no serviço de home care privado contratado pela Secretaria de Saúde também são fatores que dificultam esse processo. Concluiu-se que é necessário não só prover condições concretas para que as equipes de atenção domiciliar recebam este público, mas também desnaturalizar a noção de “crônicas” e “complexas”, ampliando a compreensão acerca da desospitalização dos usuários e desinstitucionalizando saberes e práticas, para que seja possível cuidar das crianças e suas famílias de forma singularizada e não burocrática.

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Introdução: garantir o acesso e o Uso Racional de Medicamentos (URM) na Atenção Básica à Saúde (ABS) é essencial para a resolutividade dos sistemas de saúde. No Sistema Único de Saúde, a Assistência Farmacêutica (AF) foi conduzida com o enfoque logístico, objetivando somente a disponibilidade de medicamentos para o usuário, o que é insuficiente para o URM. Objetivo: descrever a abordagem dada a AF pelos gestores na ABS e as consequências dela. Fonte de dados: documentos oficiais, normativas e trabalhos acadêmicos que correlacionaram AF e ABS. Resumo das conclusões: A AF foi vista pelos gestores pela ótica da logística - ações foram realizadas para que o medicamento esteja disponível para dispensação aos usuários, entanto, essas ações não foram suficientes para atingir o URM. Ficaram evidentes os riscos associados ao uso inadequado de medicamentos que geraram desfechos clínicos negativos e aumentaram os custos do sistema. Este último ocorreu pelo aumento da prevalência de Eventos Adversos a Medicamentos, presença de regimes terapêuticos complexos e pela judicialização da saúde. É necessária uma mudança no modelo de AF na ABS conforme preconizado na Política Nacional de Atenção Básica, com Serviços Farmacêuticos ofertados conforme a necessidade da comunidade. Isso pode ocorrer pela integração das Farmácias aos territórios. Para isso, o planejamento da AF deve ocorrer de forma ascendente, envolvendo usuários, instâncias locais de participação e profissionais de saúde.

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Neste artigo são consideradas as mudanças em curso decorrentes do processo de transformação digital, em especial no contexto da Pandemia da Covid19, para discutir sobre a necessidade de garantir tanto uma transformação digital na saúde que avance na perspectiva da ampliação do acesso e da qualidade do sistema de saúde, quanto uma governança pública e a proteção dos dados pessoais das cidadãs e cidadãos. Nas seções que seguem à introdução, tratamos de cada um dos quatro aspectos do processo de transformação digital na saúde que tanto o setor público quanto o privado têm focado: a informatização dos serviços de saúde e dos processos de trabalho; a integração e troca de informações entre profissionais e serviços; o atendimento remoto; e o uso de inteligência artificial. Em cada uma dessas seções aponta-se justificativas para a implementação desses aspectos enfatizados nos sistemas de saúde, destaca-se avanços evidenciados e reflete-se sobre potenciais riscos à privacidade dos dados e ao uso comercial inadequado e lesivos às pessoas. Ao fim de cada seção são apontadas algumas sugestões que podem mitigar os riscos e aperfeiçoar a legislação vigente, em especial a Lei Geral de Proteção de Dados. Defende-se, por fim, que se construa no Brasil políticas e estratégias que combinem proteção e segurança dos dados pessoais, melhoria do sistema de saúde e desenvolvimento econômico-social sustentável e includente.

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O presente dossiê trata do pesquisar, envolvendo pessoas com deficiência e a perspectiva inclusiva, estando atravessado por pesquisadores da área de Educação Especial, Saúde e Processos Inclusivos. Foram reunidas abordagens em estudos documentais, empíricos e teórico-práticos que tomam a Educação ou a Saúde como dimensões da vida subjetiva, sempre na perspectiva das políticas e práticas de inclusão. A perspectiva inclusiva, neste dossiê, parte da compreensão e acolhimento das premissas da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que, no Brasil, tem estatuto de Emenda Constitucional.

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Este trabalho versa sobre a presença do modelo social da deficiência em pesquisas acadêmicas. Partiu-se da apresentação do campo de Estudos da Deficiência e do modelo social de deficiência para discutir a produção de teses e dissertações brasileiras, com o objetivo de apresentar em que contextos acadêmicos o modelo social se faz presente, bem como analisar possíveis correlações entre a adoção do modelo social de deficiência e a valorização da participação de pessoas com deficiência no âmbito da pesquisa. A recuperação de dissertações e teses em bancos de dados virtuais chegou a 196 estudos, dos quais apenas 32 relacionavam-se ao tema estudado. Tais produções foram caracterizadas quanto à: distribuição de estudos por ano; por tipo de Instituição de Ensino Superior; por região; por campo de conhecimento; e caracterização dos estudos entre empíricos e não empíricos. Considera-se que as discussões conceituais sobre o modelo social da deficiência e suas consequências ético-políticas estão presentes de modo tímido na pesquisa acadêmica nacional. Apenas 32 de 196 estudos recuperados tratavam, ao menos de maneira introdutória, desse arcabouço. Tal presença, entretanto, é perceptivelmente estabelecida em estudos empíricos, não só no que concerne às discussões teóricas mais robustas, mas, sobretudo, quanto à participação de pessoas com deficiência e ao registro de suas experiências como base para a produção de conhecimento. Os estudos feministas da deficiência, que compõem a segunda geração do modelo social, ainda não são incorporados pela Academia.

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O Conselho de Educação da Irlanda publicou, em 2020, o CÉIM (STEP): Standards for Initial Teacher Education in Ireland (Padrões para a Formação Inicial de Professores na Irlanda). Neste artigo, tais bases são revistas e comparadas com um entendimento a respeito do que significa ser um professor inclusivo, aludindo especialmente ao Inclusive Teacher Profile (Perfil do Professor Inclusivo), publicado pela European Agency for Special Educational Needs and Inclusive Education1 (Agência Europeia para Necessidades Educacionais Especiais e Educação Inclusiva). Um documento recente sobre a Educação Inclusiva na Irlanda parece ter, mais uma vez, fixado-se excessivamente na aprendizagem; seja em classes comuns, especiais ou em escolas especiais, mais do que na qualidade da experiência de aprendizagem vivida pelos jovens em cada um desses espaços. Na Irlanda, os professores graduados podem trabalhar em qualquer escola. Este artigo visa retomar o foco na qualidade do professor graduado em nossos programas de formação. Isso nos leva, especialmente, ao estudo sobre Formação Inicial de Professores para a Inclusão2 (que estabelece, como suporte avançado, o CÉIM para práticas inclusivas, realizado por todos os professores para os estudantes, independentemente do tipo de escola). Os resultados indicam que o documento CÉIM apoia alunos e professores em suas práticas inclusivas por meio, por exemplo, da promoção de conhecimentos adaptativos3. Sendo assim, algumas áreas recebem mais ênfase do que outras, e é notável a percepção da necessidade de um ecossistema coletivo de engajamento constituído por professores e escolas. Algumas sugestões são apresentadas sobre a emergência de boas práticas que poderão auxiliar na implementação e realização do CÉIM, e apoiar professores inclusivos ao longo da formação continuada de professores.

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Neste estudo, objetivou-se discutir o percurso de um estudante com deficiência intelectual no Ensino Superior, no curso de licenciatura em Artes Visuais, de forma a identificar os mecanismos que oportunizaram seu acesso, permanência e sucesso acadêmico em uma universidade federal do norte do Brasil. Metodologicamente, adotou-se a história oral para identificar fatores que impactaram no acesso e no percurso acadêmico e em que medida se deu a superação da compreensão da deficiência como condição de incapacidade e fracasso escolar, tanto do ponto de vista do estudante quanto dos profissionais envolvidos em seu processo formativo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida na perspectiva da história oral, como fundamentada por Alberti, e compreendendo os aspectos delineados no campo da memória por Bosi. Os dados são provenientes de entrevista semiestruturada realizada em meio virtual e de produções escritas do participante da pesquisa relativas ao seu processo formativo. Nas análises, tomou-se como referencial a perspectiva de Thompson sobre o sentido de experiência e referenciais histórico-culturais que nos conduzem a buscar compreender o desenvolvimento de pessoas e políticas como processual, que ocorre em perspectiva dialética. Os resultados destacam o relevante papel das políticas públicas de acesso ao Ensino Superior na ampliação de direitos das pessoas com deficiência, mas também a trajetória a percorrer na remoção de barreiras no interior das instituições. Compreendeu-se que a adoção de procedimentos pedagógicos específicos, adequados à interlocução por meio de diferentes ferramentas simbólicas, como requerido em função das limitações na leitura e escrita do sujeito da pesquisa, favoreceu seu percurso formativo enquanto estudante, mas que há importantes reformulações a serem realizadas pelas instituições para a efetiva acessibilidade ao conhecimento.

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O presente estudo é parte de uma pesquisa em andamento e, para este artigo, objetiva analisar a produção e a potencialidade de um livro infantil em multiformato, cujo conteúdo parte de uma história mitológica do povo indígena Kubeo, que descreve a criação do mundo. A obra em questão desenvolveu-se em língua portuguesa brasileira e língua indígena guarani, sendo essas mediadas por Comunicação Aumentativa e Alternativa. A criação do livro nas duas línguas mostrou-se pertinente ao reconhecimento das culturas indígenas na literatura infantil e à necessidade de propiciar acesso, às crianças indígenas e não indígenas, aos livros que narram histórias dos povos originários. A metodologia, de abordagem qualitativa, tem como referenciais o pensamento sistêmico com Bateson, assim como referências das culturas indígenas a partir de Munduruku, de Martins e Gomes e de Kambeba, entre outros. Foram levantados indicadores de matrícula a partir dos Microdados do Censo Escolar – 2020 de crianças indígenas de 0 a 12 anos, possibilitando observar a intensidade dessas matrículas no contexto de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O multiformato do livro permite o acesso às duas línguas, oportunizando a leitura e a aproximação com a história escolhida. As análises deste estudo apontam que a iniciativa desse tipo de produção pode abrir caminho para o intercâmbio cultural, permitindo às crianças, indígenas ou não, acesso e aproximação com as culturas indígenas e com os livros que apresentam suas histórias. Destaca-se, também, como achado deste estudo, a possibilidade de as crianças indígenas se reconhecerem na literatura infantil escrita.

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Neste estudo, considera-se que a escola constitui um espaço oportuno para fortalecer o direito à autodeterminação das pessoas com deficiência intelectual, por meio do endosso dos mecanismos formais e comunitários da Tomada de Decisão Apoiada (TDA). Objetiva-se, aqui, discutir a TDA como uma alternativa profícua para reforçar os direitos das pessoas com deficiência intelectual e apontar as contribuições da escola para ampliar esse mecanismo. Trata-se de pesquisa teórica, embasada na produção de conhecimento internacional. A escola participa com contribuições diretas (na orientação das famílias e na inclusão efetiva e apoiada dos estudantes com deficiência no processo de ensino-aprendizagem) e com contribuições indiretas (na construção de uma cultura de respeito aos direitos das pessoas com deficiência). Em uma sociedade capacitista, o estabelecimento da TDA passa, necessariamente, por uma mudança cultural em que a pessoa com deficiência seja reconhecida como indivíduo capaz e autônomo, que tem direito de decidir sobre a própria vida. Essa mudança cultural precisa ser iniciada na escola para que as gerações cresçam sabendo lidar com as diversidades, respeitando os distintos modos de existir e de se colocar no mundo.

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A África do Sul estabeleceu um sistema de Educação Inclusiva que mantém escolas especiais para atender estudantes que demandam grandes necessidades de apoio e centros de apoio vizinhos às escolas comuns. Embora haja discussão sobre o que agregam ou não as escolas especiais, existem relativamente poucos estudos que se propõem a compartilhar as perspectivas de estudantes dessas escolas. Este estudo baseia-se em entrevistas com 39 estudantes de seis escolas especiais e dois de centros educacionais de apoio. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise temática de conteúdo, o que revelou que os estudantes se sentem desapontados, pois suas deficiências não são compreendidas pelos professores. Eles expressam a necessidade de maior apoio social e psicológico relativo às suas experiências escolares, à deficiência e aos problemas sociais. Eles também apontam a necessidade de os professores serem mais pacientes e comprometidos. Os estudantes que vivem em instituições de acolhimento destacam as condições precárias de vida e a ausência de apoio dos cuidadores dessas instituições, o que impacta sua possibilidade de aprendizagem. As necessidades que foram identificadas pelos estudantes podem subsidiar professores que se interessam em melhorar a qualidade da educação ofertada.

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Diante do objetivo geral de conhecer e compreender as medidas tomadas por professoras do Atendimento Educacional Especializado durante a pandemia de covid-19 para assegurar os processos inclusivos na escola, um estudo de caso foi empreendido em uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O artigo, extração dessa pesquisa, traz de narrativas da docência uma “costura de narrativa”. A costura de narrativa surgiu como um método inovador na apresentação dos resultados qualitativos, segundo a noção de “regime de afetabilidade”. O artigo enseja visibilidade aos regimes de vulnerabilização (exclusão ou segregação, por exemplo) e de afetabilidade (acolhimento e processos inclusivos). A costura de narrativa se propõe à valorização do relato em primeira pessoa, ao mesmo tempo que à vocalização possível aos coletivos sob a mesma experiência social. O método foi escolhido por contemplar o compromisso-com, não a pesquisa com escolares, professores ou assessores, tampouco se estuda o discurso de quaisquer desses agentes. A narrativa da docência não era instrumento previsto ao projeto inicial de pesquisa, tratou-se de acolher a emergência desse compromisso-com insurgente no fazer profissional. Trabalhou-se com a apresentação de cenários, designados como paisagem psicossocial, também compreendidos como paisagens de conexão afetiva. As considerações finais trazem o compromisso-com como a articulação com a vida do outro, suas necessidades e sua busca consciente ou não de expressão de sua existência.

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Nas últimas duas décadas e até 2016 observamos o crescimento dos investimentos em ensino superior e em ciência e tecnologia no Brasil. Diversos programas marcaram este processo: Programa Ciência Sem Fronteiras, o REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), o fortalecimento do Fundo de Financiamento da Educação (FIES) e a criação do Programa Universidade Para Todos (ProUni), dentre outros. Como efeito desse processo, houve a criação e o amadurecimento de programas de pós-graduação em todo o Brasil, o aumento no número de doutores e, consequentemente, o crescimento no número de publicações científicas nas diversas áreas do conhecimento, muitas das quais se tornaram referências internacionais. É nesse contexto que surge a Revista Saúde em Redes, garantindo a publicação e propagação da produção científica qualificada produzida principalmente no país, centrando seu foco especificamente no tema do ensino da saúde e suas interfaces com o campo da saúde coletiva.

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Este é um estudo descritivo que tem como objetivo relatar a experiência vivenciada no projeto de extensão denominado “Educa Mais Trânsito”, desenvolvido por discentes e docentes da Faculdade de Saúde Coletiva, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), idealizado para realizar ações educativas em saúde, no município de Marabá (PA), frente aos muitos acidentes de trânsito na região. No Brasil, o Estado do Pará caracteriza-se como o de maior ocorrência, sendo 6.398 internações e 1.159 óbitos apenas em 2018. Em Marabá, no sudeste do estado, registrou-se 296 acidentes e 76 óbitos no mesmo período. Primeiramente, foram realizadas rodas de conversas envolvendo acadêmicos do curso de Bacharelado em Saúde Coletiva com profissionais que atuam em órgãos ligados a segurança e assistência no trânsito da região. Posteriormente, houve a realização de palestras educativas, peças teatrais (público infantil e jovens), jogos educativos em quatro escolas do município, bem como a realização do I Simpósio de Educação no Trânsito de Marabá. Durante as atividades, observou-se a importância das práticas educativas com foco na promoção da conscientização, sensibilização e mobilização não só de estudantes da região mas, também, do envolvimento deste público com órgãos governamentais no que tange a regulamentação dos eventos do trânsito do município. Neste contexto, reforça-se a importância da parceria universidade e comunidade na formação de cidadãos/ãs conhecedores dos problemas de sua localidade com a sensibilização sobre os sérios problemas de saúde pública como os acidentes de trânsito através de projetos extensionistas.

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Introdução: O uso abusivo de álcool e outras drogas é um problema recorrente entre adultos e adolescentes, além de ter se tornado uma questão de saúde pública que perpassa por diversos âmbitos na sociedade atual. Objetivo: A presente intervenção visa promover a educação em saúde, com prevenção ao uso de drogas entre os adolescentes e adultos da comunidade adscrita de uma Unidade de Saúde da Família. Métodos: Trata-se de um relato de experiência das atividades desenvolvidas na disciplina de Integração, Ensino, Serviço e Comunidade, sob a forma de atividades integrativas e pedagógicas, por meio de oficinas com rodas de conversas, palestras, colagem de cartazes, jogos interativos e apresentação teatral. Resultados: Evidenciou-se que os cidadãos possuem entendimento dos riscos das drogas, no entanto, não se encontravam meios viáveis para atuação nessa problemática. Com isso, por meio das atividades propostas verificou-se a importância e efetividade da educação em saúde, sobretudo em temáticas como essa, que são consideradas difíceis de serem abordadas com a população devido ser um problema permeado de preconceitos e prejuízos em vários âmbitos da vida do indivíduo. Conclusões: Esse trabalho contribuiu para sensibilizar a comunidade, provocando questionamentos e sanando dúvidas acerca da temática, de forma a intervir em um problema que gera repercussões no indivíduo, na família, no trabalho e na sociedade. Além de permitir a aproximação dos acadêmicos com a comunidade, tornando a medicina mais humanizada.

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Resumo: pesquisa que se propõe a organizar os prontuários em saúde de moradores não adscritos à Unidade de Saúde da Família (USF) Saúde e Vida Integrada em João Pessoa-PB. A urbanização vertical adicionou usuários às equipes, pois uma morada se tornou várias, e as pessoas que passam a viver no território buscam a USF referência da comunidade. Existe inadequação do termo cotidiano “usuário fora de área”, visto que ele habita o epicentro do território. Métodos: Trata-se de um relato de experiência que buscou narrar o cuidado ofertado para além do cadastro formal. Resultados e Discussão: Os registros dos atendimentos se deram através do Registro em Saúde Orientado por Problemas (ReSOAP), acompanhados de maio a setembro de 2019, sob os olhares dos internos de medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A pesquisa teve como mote o esboço criativo-organizacional de fichas de atendimento organizadas cronologicamente, orientadas por problemas e separadas por famílias. Buscou-se, através dessa tecnologia leve, fornecer cuidado longitudinal, garantia de acompanhamento e seguimento. Ao desenvolver o Prontuário de Saúde da Família dessas pessoas consideradas “fora de área”, procurou-se trabalhar com o postulado da coerência, transformando o atendimento individual, o motivo de consulta em um compilado de registros dos indivíduos adequado às necessidades da pessoa no seio da família. Conclusões: a idealização desse prontuário não formal propiciou organização e entusiasmo estudantil e foi utilizado como fonte para cuidados longitudinais, trazendo benefícios para a formação acadêmica e para a comunidade.

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Este relato de experiência busca trazer discussões sobre a clareza de papéis entre profissionais a partir da observação participante realizada no Núcleo Ampliado de Saúde da Família, localizado em Santa Cruz, interior do Rio Grande do Norte. Durante o processo, o grupo de apoio matricial, do Programa de Educação pela Saúde no âmbito da Interprofissionalidade, se inseriu no dia a dia no serviço e, mais especificamente, nas visitas domiciliares realizadas pelos profissionais. A partir da observação participante, discutimos como parte dos profissionais ainda possui uma representação cotidiana sobre a atuação dos colegas e trabalham de maneira individualizada. Ainda, destacamos que os profissionais que atuam mais frequentemente juntos parecem ter uma melhor compreensão da atuação dos colegas, no entanto, o trabalho interprofissional propriamente dito não foi observado durante as visitas domiciliares realizadas.

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Este artigo foi realizado no contexto do programa de doutorado em ciências da saúde. Isto é uma análise descritiva do que uma revisão sistemática. do PRISMA. metodologia foi realizada o que leva à construção de novos paradigmas metodológicos. para a produção de novos conhecimento na área de pesquisa científica. Começa com antecedentes da evolução do metodologia até os últimos avanços da mesma. principais etapas do desenvolvimento do metodologia, anexa-se o chek list e o fluxograma que permitem considerar a realização do item metodologia. destacando as revisões sistemáticas no âmbito do programa de doutorado em ciências da saúde. Conclui fornecendo uma pequena justificativa de por que a importância das revisões sistemáticas dentro o estudo do sistema de emergência médica da Nicarágua que nos permite ter novos paradigmas e fundamentos epistemológicos para a formulação de uma proposta de modelo de emergência médica sistema para a Nicarágua e melhorar assim, os indicadores de qualidade do atendimento pré-hospitalar e como suporte para a tomada de decisões de melhoria para as quais foram construídos.

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O ecomapa, ferramenta dos anos 1970 usada para apoiar o trabalho de equipes envolvidas com educação infantil em situações de doenças crônicas, é bastante utilizado na área da saúde brasileira por agregar abordagens familiar e comunitária na análise de casos. Trata-se de uma representação gráfica centrada no sujeito e seu contexto relacional, visibilizando suas redes sociais de suporte. Elenca-se tanto as correntes que formaram o pensamento sistêmico, referencial de base da ferramenta, como seus desdobramentos e outros referenciais correlatos. É apresentada então uma perspectiva micropolítica para seu uso: o entendimento de que as “relações” encontram-se em uma trama de agenciamentos, tensionando o ecomapa para um diagrama galáctico que pede uma dimensão temporal, pois que agora é tido como fotograma de um entrecruzamento de trajetórias existenciais.

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Introdução: O envelhecimento populacional e a prevalência de doenças crônicas nas pessoas com mais de 60 anos torna sua presença nos serviços de saúde, dentre eles a Atenção Primária, mais frequente. Objetivo: Conhecer as condições de saúde prevalentes no atendimento à população idosa e a utilização dos serviços da Atenção Primária por este público. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), PubMed e Base de Dados de Enfermagem (BDENF). Utilizou-se para busca os descritores “Saúde do Idoso”, “Atenção Primária à Saúde” e “Estratégia Saúde da Família”, com recorte temporal de 2006 a 2021. Resultados: Os idosos que frequentam a Atenção Primária possuem faixa etária entre 60-69 anos, predominância de mulheres e prevalência de condições crônicas, com destaque para os distúrbios cardiovasculares e endócrinos. Nota-se ainda a alta procura por atendimento médico individual. Conclusão: As principais condições de saúde da população idosa que procura os serviços da Atenção Básica relacionam-se a morbidades crônicas, que demandam acompanhamento contínuo. No entanto, a busca ao serviço só é realizada em maior parte nas situações de agudização da condição de saúde, com grande procura por consultas médicas. Torna-se necessário o incentivo ao cuidado continuado e ações preventivas, através da análise multidimensional e trabalho multiprofissional, visando uma assistência integral à saúde da população idosa e o fortalecimento do vínculo entre idoso, comunidade e a Atenção Primária a Saúde.

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Introdução: A avaliação da dor é um desafio em terapia intensiva, sendo associada a vários desfechos adversos, incluindo aumento da taxa de infecção, ventilação mecânica prolongada, alterações hemodinâmicas, delirium e comprometimento da imunidade. Ela ocorre em pessoas de meia idade e idosos com maior frequência que em indivíduos mais jovens, principalmente na condição de paciente crítico. A ferramenta de observação da dor em pacientes críticos é precisa, sendo recomendada por diretrizes mundiais, para monitorar a dor em pacientes adultos de meia idade e idosos em terapia intensiva. Objetivo: Evidenciar a confiabilidade e validação da ferramenta observação da dor em pacientes críticos (CPOT-PT), em pacientes adultos de meia idade e idosos internados em terapia intensiva. Métodos: Estudo de revisão integrativa da literatura, seguindo a metodologia de Mendes, Silveira e Galvão. Realizada a busca nas bases de dados: BDEnf, CINAHL, LILACS e PubMed. Publicações entre 2006 a 2019, com os descritores: Dor; Cuidados críticos; Medição da dor; Idoso; Pessoa de meia-idade e Enfermagem. Foram selecionados 17 artigos a partir dos critérios pré estabelecidos. Conclusões: Com a análise dos estudos ficou evidente que a ferramenta é válida e confiável na avaliação da dor nos pacientes de meia idade e idosos em unidade de terapia intensiva. Estes resultados agregam na continuidade do cuidado e na avaliação sistemática do paciente com dor. A mensuração precisa desta experiência contribui para que seu impacto seja minimizado, evitando sofrimento desnecessário ao adulto de meia idade e idoso.

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Objetivo: revisar na literatura as características relacionadas aos acidentes por queda em idosos atendidos na Atenção Hospitalar. Fonte de dados: estudo do tipo revisão integrativa da literatura; a revisão foi elaborada tendo-se como norte a presente questão: quais as características relacionadas aos acidentes por queda em idosos atendidos na Atenção Hospitalar? Dez estudos compõem a presente revisão, obtidos por meio de consulta ao acervo das Bibliotecas Virtuais Lilacs e Scielo, utilizando-se as palavras-chaves “Queda”, “Idoso” e “Hospital”. Resumo das conclusões: a análise dos estudos permitiu estabelecer três categorias temáticas, que foram: 1. Perfil de idosos vítimas de acidentes por queda atendidos na Atenção Hospitalar, 2. Fatores relacionados aos acidentes por queda em idosos atendidos na Atenção Hospitalar, e 3. Intercorrências pós-queda em idosos atendidos na Atenção Hospitalar. Evidenciou-se maior vulnerabilidade de mulheres à queda, obstáculos ambientais como facilitadores de acidentes, e fratura como principal intercorrência. Identificou-se a associação de polifarmácia, polipatologias, senilidade e hipossuficiência econômica à maiores riscos de queda. A queda domiciliar de mesmo nível foi a mais relatada, tendo-se o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência como principal porta de entrada à Atenção Hospitalar.

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Modelo do estudo: Revisão integrativa da literatura. Objetivo: encontrar as melhores evidências disponíveis sobre a eficácia e efetividades da eletroconvulsoterapia (ECT) no tratamento da depressão maior, resistente a psicofármacos Metodologia: A busca foi realizada nas bases de dados MEDLINE (acessado via PubMed), Register of Controlled Trials (Cochrane CENTRAL), Centre for Reviews and Dissemination (CRD), Web of Science e Scientific Electronic Library Online (SciELO), LILACS (via BVS), Periódicos Capes, PsycINFO e Scholar Google. Resultados: A pesquisa nas diversas bases de dados totalizou 801 citações, das quais 12 foram avaliadas conforme os critérios de inclusão e exclusão. Nos dozes artigos analisados, 11 concluem que a eletroconvulsoterapia é um tratamento eficaz em pacientes com depressão. Conclusão: Os estudos analisados mostraram que há poucas evidências sobre o tema investigado. A eletroconvulsoterapia é uma técnica segura, conforme os estudos apresentados, e se mostra eficaz no tratamento de transtorno depressivo grave.

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A audição de vozes compõe um aglomerado de experiências com diferentes significados, dentre estas, eventos traumáticos. Este artigo tem o objetivo de descrever estudos que apresentem a relação da experiência de ouvir vozes com os eventos traumáticos. Trata-se de uma revisão de literatura realizada nas bases de dados PubMed, Scopus e Web of Science no período de maio a junho de 2019 com base em 13 artigos científicos selecionados. Foram elencados dois tópicos para discussão: as implicações dos eventos traumáticos e sua relação com a experiência de ouvir vozes; e o trauma na infância e audição de vozes. Conclui-se que os eventos traumáticos podem ter relação com a audição de vozes e, ainda, o ouvidor pode criar possibilidades de apropriação de sua experiência. Além disso, há carência de estudos qualitativos sobre o tema e na abordagem do Movimento Internacional de Ouvidores de Vozes.

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Objetivo: avaliar a deficiência de iodo em gestantes, nutrizes e lactentes. Fonte de dados: Trata-se de uma revisão integrativa com busca sistemática nas bases de dados Medline, Scielo, Lilacs e Pubmed. Utilizou-se como descritores “deficiência de iodo”, “iodo”, “leite materno” e “lactente” e seus respectivos vocábulos em inglês. As publicações foram pré-selecionadas pelos títulos e resumos, e posteriormente pela leitura integral, sendo excluídos, aqueles resumos que não atendiam aos critérios inclusão. Na busca inicial foram identificadas 72 publicações. Após avaliação dos títulos dos artigos e exclusão dos que estavam em duplicata, 66 artigos foram potencialmente elegíveis e seguiram para etapa de leitura dos resumos. Após essa etapa, 37 foram excluídos. Seguiu-se com a leitura na íntegra que gerou a exclusão de mais 18 estudos. Do total inicial, 11 artigos foram incluídos nesta revisão. A maioria dos artigos selecionados retrataram deficiência de iodo em uma parcela significativa do grupo avaliado, especialmente em gestantes cuja prevalência de deficiência variou de 24 a 92%. Resumo das conclusões: Os resultados sinalizam que se faz pertinente a discussão sobre a necessidade ou não de suplementação de iodo para gestantes e nutrizes, visto que, nem todos os suplementos utilizados durante a gestação e lactação, contêm iodo na sua composição. Os estudos analisados, na sua maioria, apontam para importante deficiência de iodo no grupo materno-infantil cenário preocupante dada as demandas nutricionais aumentadas neste grupo.

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Esta revisão teve como objetivo analisar as evidências científicas, na literatura, sobre a amenorreia lactacional como contraceptivo no pós-parto. Trata-se de um estudo bibliográfico, tipo revisão integrativa, realizado através de busca sistemática na BVS, nas bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF e no SCIELO, com os descritores em saúde, no mês de março de 2020. A seleção foi composta por artigos originais na íntegra, publicados entre o ano de 2002 e 2018, em idioma português, inglês e espanhol, apresentada em figura e analisada de forma descritiva. Foi obtido um total de 508 artigos, dos quais, após inserir os critérios de inclusão e realizar a análise de elegibilidade, obtiveram-se seis artigos para revisão. Diante da análise dos estudos, foi possível verificar que este método pode ser empregado de forma segura durante o período pós-parto, desde que os critérios para utilização sejam atendidos, realizando a contracepção e o incentivo da amamentação exclusiva, além de outros benefícios à saúde do binômio mãe-filho. Conclui-se que existe uma grande dificuldade em estabelecêlo, pois a falta de informação sobre este método e o não incentivo pelos profissionais impedem sua utilização. Observa-se a necessidade do aprimoramento científico dos profissionais de saúde, por meio da educação permanente, para realizar sua indicação.

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: O presente artigo analisa as publicações sobre as parteiras tradicionais e suas práticas no período entre 1998 e 2018. Trata-se de uma revisão integrativa (RI) na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) por meio do descritor “parteira”. Foram selecionados quatorze artigos e organizados em duas categorias: a) categorização social e política das parteiras; b) práticas das parteiras leigas ou tradicionais na gestação, parto e puerpério. Os resultados indicaram uma discussão acerca do papel das parteiras na concepção tradicional do nascimento em meio a traços de desigualdade social que afetam o acesso a serviços de saúde de qualidade à gestante e ao bebê, principalmente nos contextos rurais. Os autores ainda destacam a necessidade da promoção de diálogo entre o sistema de saúde e as práticas populares das parteiras para a oferta de serviços sensíveis que valorizem a diversidade dos cuidados à saúde nas diversas culturas e territórios. Diante do reduzido número de referências recuperadas, há necessidade de ampliar a pesquisa em outros formatos de publicação para compreendermos a atividade das parteiras tradicionais em outros contextos de cuidado.

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Resumo: A População em Situação de Rua (PSR) é caracterizada pela vulnerabilidade social que em sua experiência de rua convivem com a discriminação, preconceitos e estigmas, violação dos Direitos Humanos (DH) e barreiras em acessar o serviço público de saúde. Este estudo teve como objetivo identificar a intersetorialidade e inserção dos DH na gestão do cuidado em saúde da PSR. Trata-se de uma revisão de integrativa de literatura realizada nas bases de dados Lilacs, PubMed, Scopus, Web of Science e PsycArticles através dos descritores indexados e seus respectivos sinônimos nos Descritores em Ciências da Saúde e Medical Subject Headings, nos idiomas em português, inglês e espanhol. Das 588 publicações encontradas, foram analisados 23 artigos pelo software MAXQDA para categorizar os núcleos de sentido, a saber: Gestão do cuidado a PSR permeada pelos DH e intersetorialidade, Intersetorialidade como suporte ao cuidado a PSR e Violação dos DH da PSR. As ações intersetoriais nos serviços para o atendimento da PSR ainda são desarticuladas entre si, o que implica diretamente no distanciamento da gestão do cuidado em relação as necessidades da PSR e expõem lacunas, como serviços burocratizados, inflexíveis e que dificultam o acesso em saúde, colaborando para a violação dos seus DH.

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Resumo: O acesso aos cuidados paliativos é um desafio enfrentado pelos sistemas de saúde do mundo. Quando se trata de assegurar o acesso de minorias, como as populações em situação de rua e LGBTQIA+, as dificuldades são ainda maiores. Por isso, este artigo tem como objetivo analisar os fatores facilitadores e dificultadores do acesso aos cuidados paliativos pelas populações em situação e rua e LGBTQIA+. Para tal, realizou-se revisão integrativa de literatura na MEDLINE, em setembro de 2020. Os dados de 21 artigos foram extraídos no programa Google Forms, posteriormente organizados no Google Planilhas e analisados por aproximação temática. Duas unidades temáticas foram construídas: “Facilitadores e dificultadores do acesso aos cuidados paliativos pela população em situação de rua” e “Facilitadores e dificultadores do acesso aos cuidados paliativos pela população LGBTQIA+”. Conclui-se que a educação em serviço pode minimizar comportamentos estigmatizantes por parte dos trabalhadores em saúde. Consultório na rua e redução de danos são maneiras de acolher e aproximar essas populações, a fim de favorecer o acesso aos serviços e aos cuidados paliativos no final da vida.

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Objetivo: Apresentar resultados de uma revisão integrativa da literatura nacional e internacional sobre o uso de tecnologias educacionais com mídias audiovisuais para o ensino da segurança do paciente. Fonte de dados: Foram analisados artigos publicados de 2010 a 2020 a partir da seleção nas bases de dados da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) via Biblioteca Virtual de Saúde, Medline via PubMed-NCBI, Scopus e a CINAHL. Resumo das conclusões: A amostra final foi composta de oito estudos. Foram identificadas três modalidades de tecnologias educacionais audiovisuais. Se apropriar destas ferramentas no ensino da Segurança do Paciente, com uso de cenários por exemplo, onde o indivíduo se enxerga como parte de um todo, tornar-se-ia uma oportunidade de qualificar os profissionais e estudantes da saúde, e quiçá fomentar uma assistência mais segura, reduzindo a cultura punitiva ainda presente e melhorando a comunicação efetiva entre a equipe multidisciplinar.

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Objetivou-se revisar e descrever, com base na literatura nacional e internacional, estudos que abordem a importância do conhecimento de docentes escolares sobre atendimento pré-hospitalar e respectiva aplicação na prática, mediante revisão integrativa. Para tal, selecionaram-se artigos publicados entre 2016 e 2020, nas bases bibliográficas Scientific Electronic Library Online (SciELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Literatura do Caribe em Ciências da Saúde (MEDCARIB). Em conclusão, ainda que parte considerável dos professores de ensino fundamental tenha tido que lidar com alguma situação de emergência, a quantidade deles com conhecimento técnico e atitudes adequadas ao manejo de situações emergenciais no ambiente escolar ainda é escassa. Deste modo, registra-se a importância da parceria entre os profissionais de saúde e educação, com intuito de desenvolver estratégias que viabilizem a prevenção de agravos de saúde em situações emergenciais no ambiente escolar.

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Objetivo: analisar fatores relacionados ao absenteísmo dos profissionais de enfermagem em hospitais brasileiros. Fonte de dados: trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, que adota o método de revisão integrativa da literatura para a identificação de produções sobre o tema do absenteísmo dos profissionais de enfermagem nas instituições hospitalares brasileiras, publicados entre os anos de 2005 e 2015. A amostra final para o estudo foi constituída por 24 artigos. Resumo das conclusões: identificou-se que as licenças de saúde são as principais causas do absenteísmo. Os profissionais de enfermagem que mais se ausentam do trabalho são do sexo feminino, com faixa etária de 30 a 50 anos, das categorias dos técnicos e auxiliares. Como medidas para redução do absenteísmo aponta-se: o dimensionamento adequado de pessoal; avaliações sistemáticas e individualizadas das taxas e causas do absenteísmo; ações preventivas de controle de riscos ocupacionais; promoção da saúde do trabalhador; gestão democrática e participativa; suporte terapêutico e alterações nas políticas de contratação. Conclui-se que cabe aos gestores a organização de estratégias que estimulem a participação dos trabalhadores nos processos decisórios e de readequação de serviços ou de processos produtivos.

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Objetivo: Discutir a inserção do Bacharel em Saúde Coletiva como novo recurso humano na área da saúde, especialmente no Sistema Único de Saúde brasileiro. Método: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, a partir de uma revisão crítica da literatura, com as palavras-chave: egressos, graduação, saúde pública, saúde coletiva, bacharel, mercado, trabalho, cargos e saúde, de janeiro de 2013 a dezembro de 2019, período definido considerando que as primeiras turmas dos CGSC formaram-se em 2012. Resultados: Dos 4.335 textos encontrados, foram selecionados onze para análise. Neste levantamento foram achados dois aspectos: 1) pouco reconhecimento da importância destes profissionais para o SUS; 2) importância da regulamentação da profissão do Bacharel em Saúde Coletiva. Conclusão: A inserção do BSC não deve ser pensada apenas na perspectiva do mercado de trabalho ou da instituição formadora, mas sim enquanto política de Estado, incorporando o caráter dialético desta inserção no cotidiano do Sistema Nacional de Saúde do Brasil, denominado Sistema Único de Saúde (SUS).

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Introdução: A violência doméstica é um problema de saúde pública, que produz efeitos no trabalho da Atenção Básica. O profissional de saúde nela inserido constitui o principal vínculo com a vítima, mas frequentemente não se encontra preparado para lidar com tais situações. Objetivo: Identificar as dificuldades do profissional da Estratégia de Saúde da Família na Atenção Básica no que se refere ao enfrentamento da violência doméstica. Justificativa: necessidade de amparar melhor o profissional e, consequentemente, o indivíduo que busca pelo seu atendimento. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, de caráter qualitativo e exploratório, que se utilizou das bases de dados da SciELO e da BVS, para encontrar materiais disponibilizados na íntegra, que tenham sido publicados no idioma português e entre os anos de 2010 e 2020. Resultados: Os resultados encontrados apontam que as principais dificuldades do profissional são o medo, insegurança, desconhecimento geral sobre a identificação dos casos e como manejá-los. A maioria deles confirmou que se sente despreparada, com formação inadequada e com capacitação deficitária. Conclusão: Conclui-se que o profissional em constante capacitação e formação satisfatória propicia, à vítima de violência doméstica, um devido atendimento.

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Resumo: A educação permanente em saúde (EPS) é utilizada como estratégia para a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho, instituída através da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) no ano de 2004, tornando-se dispositivo de intervenção institucional. No entanto, apesar de mais de uma década da implantação desta política, observa-se dificuldades quanto à concepção e práticas de EPS no Brasil, com a adoção de práticas tecnicistas e instrumentalizadas nomeadas como EPS. Objetivo: Explorar o contexto teórico da PNEPS desde a sua implantação e o forjamento da concepção de EPS, como uma criação brasileira que carrega os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, tendo por campo a Atenção Básica. Método: Foram realizadas buscas na literatura que traziam como tema a educação permanente em saúde e saúde pública, sem restrição quanto ao período de publicação. Conclusões: As produções indicam o uso indiscriminado do conceito de EPS, escolha por nomear EPS ações de educação continuada, desconhecimento da PNEPS por parte de gestores, trabalhadores e usuários. No entanto, é possível observar que não há problematização dos dados coletados, assim como não os coloca em análise histórica, movimento proposto neste ensaio.

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O estudo objetiva fazer uma revisão integrativa sobre a atuação das Comissões de Integração-Ensino Serviço em diferentes contextos, aspectos de funcionamento, desafios e estratégias para superação de dificuldades como instrumento da Prática Baseada em Evidências, seguindo parâmetros metodológicos pré-estabelecidos. Para tanto, realizou-se diálogos a partir das informações extraídas das produções selecionadas, seguindo uma análise descritiva e reflexiva de acordo com a categorização com as questões: compreendendo o papel das Comissões de Integração-Ensino Serviço na condução da Política de Educação Permanente; desafios para o funcionamento e desenvolvimento das Comissões de Integração-Ensino Serviço; avanços e estratégias para desenvolver as potencialidades das Comissões de Integração-Ensino Serviço. Observou-se a capacidade das CIES em fomentar a participação ativa e democrática dos entes representantes do Quadrilátero do Sistema Único de Saúde (SUS), destacou-se a necessidades de outros estudos para fortalecer as estratégias em andamento, bem como, disseminar o que está dando certo e buscar ferramentas metodológicas, dialógicas, avaliativas que dê conta de forma crítica a compreensão sobre o movimento na junção de esforços para a consolidação do SUS.

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Objetivo: conhecer o que vem sendo escrito sobre a vivência prática e a formação, na atenção primária brasileira, sobre interprofissionalidade. Método: revisão integrativa de literatura a partir das bases de dados: LILACS, BDENF e BBO. Os descritores utilizados foram "educação interprofissional", "relações interprofissionais", "comportamento cooperativo", "equipe de saúde" e "educação profissional" combinados com o operador booleano 'AND'. O período de busca foi de janeiro de 2015 até dezembro de 2019. Resultados: selecionados 31 artigos que apresentam a Educação Interprofissional nas vivências de práticas e formação em saúde. Conclusão: o ensino interprofissional e o trabalho colaborativo rompem o ensino e a prática instituída em nossa realidade e busca novos modos de atenção e formação em saúde. Entretanto, para essas mudanças, novas iniciativas curriculares devem ser pensadas e, pelo que se constatou, o processo de ensino colaborativo deve ser feito do início ao fim da formação acadêmica. Nos serviços, a realização de espaços de diálogo e reflexão precisa ser estabelecido, não por decisões legais, mas por espaços de integração e compartilhamento. As experiências apresentadas apontam iniciativas e avaliações positivas, entre elas as mais citadas são as Residências Multiprofissionais e o PET-Saúde, entretanto, revelam fragilidades na formação docente e nas preceptorias dos serviços e em sua estrutura, apontando caminhos a seguir. Os usuários foram pouco investigados nos estudos. A lógica colaborativa certamente se fortalece a partir do Sistema Único de Saúde, das universidades, dos estudantes e dos usuários e, consequentemente, fortificam um país.

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Este editorial rememora as atividades ocorridas durante o 15° Congresso Internacional da Rede Unida, realizado entre os dias 16 a 19 de junho de 2022, na Universidade Federal do Espírito Santo, na cidade de Vitória, Espírito Santo. Além disso introduz o conjunto de artigos de revisão submetidos e aprovados para publicação na Revista Saúde em Redes. São revisões sistemáticas, bibliométricas e narrativas de diversos temas aderentes ao grande campo da saúde coletiva e também alguns relatos de experiência. Os textos aportam contribuições importantes para compreendermos crítica e organizadamente a produção de conhecimento e nos convocam à luta e a resistência com a certeza de que “Amanhã será outro dia”.

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